Donald Trump, presidente reeleito nos EUA. Foto: Shealah Craighead/White House
O presidente eleito Donald Trump foi condenado, na sexta-feira, 10 de janeiro, em seu caso de silêncio a uma "dispensa incondicional", em que o réu não é multado, preso ou colocado em liberdade condicional. O resultado permite que ele possa regressar à Casa Branca livre da ameaça de uma pena de prisão ou de uma multa.
A sentença foi pronunciada pelo juiz de Nova York Juan Merchan, que citou que a proteção foi concedida ao cargo e não ao ocupante.
"Esta foi uma experiência muito terrível", disse Trump, falando remotamente de sua casa na Flórida quando foi autorizado a se dirigir ao juiz.
O republicano não reagiu após o juiz ter concluído a audiência.
A sentença foi lida dez dias antes de Trump ser empossado para um segundo mandato. Isso confirma o republicano como o primeiro presidente dos EUA a ser condenado criminalmente.
Na quinta-feira, o Supremo Tribunal rejeitou uma proposta dos advogados de Trump para suspender a sentença, alegando que iria interferir com a sua transição para um segundo mandato como presidente após a sua vitória nas eleições de novembro. A sentença de sexta (10) formalizou o status de Trump como o primeiro presidente ou presidente eleito criminoso.
Trump foi condenado em maio por falsificar registros relacionados ao dinheiro secreto que seu então advogado Michael Cohen pagou à estrela de cinema adulto Stormy Daniels nos últimos dias da eleição presidencial de 2016. Daniels testemunhou que teve um encontro sexual com Trump em 2006, o que ele negou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou na última quarta-feira, 8 de janeiro, em uma rede social, que recebeu um convite para participar da cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
De acordo com Bolsonaro, o advogado Paulo Bueno já entrou em contato com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para solicitar a devolução de seu passaporte.
Bolsonaro classificou o evento como um "importante evento histórico".
“Muito honrado em receber do Presidente dos EUA, Donald Trump, convite para a sua posse e de seu Vice Presidente JD Vance, no próximo dia 20/JAN”, escreveu.
Ele também aproveitou para expressar gratidão ao filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, pelo que chamou de "excelente trabalho" no fortalecimento da relação com a família Trump.
Estadão Conteúdo
3
07:51, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+