Presidente reeleito Donald Trump Foto: Reprodução Rede Social
Com a vitória do republicano Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, que assumirá a Casa Branca de 2025 a 2029, abre-se o caminho para que ele faça nomeações de magistrados conservadores alinhados com sua visão para as cortes federais.
Em seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, o agora presidente reeleito Trump nomeou 234 juízes para o sistema judiciário americano, incluindo três para a Suprema Corte e foi com essas indicações que ele conseguiu estabelecer uma maioria conservadora firme.
Com o Partido Republicano tendo o maior controle do Senado, Trump terá nova chance de preencher novas vagas que devem surgir nos próximos anos.
Segundo o site Conexão Política, há rumores sobre a possível aposentadoria dos juízes conservadores Samuel Alito e Clarence Thomas da Suprema Corte dos EUA. Como os magistrados têm cargos vitalícios, eles podem optar por se aposentar. Caso isso aconteça, Trump teria a chance de nomear dois novos juízes mais jovens, o que poderia garantir uma maioria conservadora na Corte por décadas.
Atualmente, 47 vagas estão abertas no judiciário federal e mais 20 previstas nos próximo anos. Espera-se que Trump continue nomeando juízes que defendem a interpretação "originalista" da Constituição, favorecendo decisões conservadoras, como a proteção do porte de armas e restrições ao aborto.
Além disso, com 247 juízes próximos da aposentadoria, Trump pode ter a chance de fazer quase 300 novas nomeações, remodelando ainda mais o sistema judiciário dos Estados Unidos.
2
23:18, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+