Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRE-PE dá posse a três desembargadores eleitorais para o biênio 2025-2027

Os novos integrantes da Corte afirmaram que proteger a democracia por meio do voto será o guia de sua atuação na Justiça Eleitoral.

Ricardo Lélis

11 de novembro de 2025 às 21:51   - Atualizado às 21:51

Novos desembargadores eleitorais.

Novos desembargadores eleitorais. (Foto: Divulgação/TRE-PE)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou nesta terça-feira, 11 de novembro, a cerimônia de posse de três novos desembargadores eleitorais, que atuarão no biênio 2025-2027.

A solenidade ocorreu no auditório do pleno do Tribunal. Os novos desembargadores eleitorais, todos na cota da magistratura, são o desembargador Paulo Augusto de Freitas Araújo, a juíza Roberta Viana Jardim e o juiz Breno Duarte. Os três atuam na Justiça Estadual de Pernambuco.

No discurso de boas-vindas que fez na abertura do evento, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, destacou a trajetória profissional de cada um deles e reafirmou que a “chegada de novos magistrados traz olhares, experiências e sensibilidades diferentes, o que fortalece a pluralidade de pensamento”. 

“A experiência, a diversidade de trajetórias e o comprometimento de cada um reforçam a missão que nos une: assegurar eleições íntegras, justas e transparentes, e servir à sociedade com independência e espírito público”, concluiu o presidente do TRE-PE.

Os novos integrantes da Corte Eleitoral reforçaram que recebem a missão com a preocupação de atuar no sentido de mitigar os riscos à democracia causados pela desinformação e violência política.

Veja Também

Em seu discurso de posse, a desembargadora eleitoral Roberta Viana Jardim enfatizou a necessidade de aproximar mais o Tribunal da sociedade.

“O eleitor precisa se reconhecer como agente do processo eleitoral e não como meramente espectador”, enfatizou. 

O desembargador eleitoral Breno Duarte lembrou que as ameaças contra a democracia no século 21 não acontecem pela força, mas de forma sutil e destrutiva, por meio de manipulação da informação, a distribuição de notícias falsas, a intolerância digital e a distorção da realidade, que minam o debate político e o Estado de Direito.

Para ele, cabe à Justiça Eleitoral ser “a guardiã da confiança social, defensora da verdade e farol que protege a democracia da névoa da sombra e do medo”.

“Para o próximo pleito que se avizinha, teremos pela frente o maior de todos os desafios: proteger o voto consciente do cidadão diante das novas ameaças digitais”, alertou o desembargador eleitoral substituto Paulo Augusto de Freitas Araújo, no discurso de posse.

Em sua opinião, o TRE-PE deve estar vigilante para que o eleitor faça suas escolhas de forma espontânea e livre.

Coube ao ouvidor do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos Filho, transmitir aos recém chegados uma mensagem em nome da Corte.

O magistrado apontou que em 2026 o Brasil será palco do maior evento cívico do planeta, com as eleições gerais.

O TRE-PE, a exemplo de toda a Justiça Eleitoral, vai, nas palavras do ouvidor Humberto Vasconcelos, “em busca da verdade eleitoral em um mundo contaminado por narrativas e versões”.

Por isso, o desembargador optou por se dirigir aos familiares dos recém-empossados. “Isso vai exigir dos familiares muita renúncia. Aqui tem hora pra começar, mas não tem hora para terminar”, concluiu.

Estavam presentes o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, o vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Cerqueira, e os demais integrantes da Corte Eleitoral.

Autoridades como a vice-governadora Priscila Krause, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, também compareceram ao evento.

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:11, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter