Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRE-PE dá posse a três desembargadores eleitorais para o biênio 2025-2027

Os novos integrantes da Corte afirmaram que proteger a democracia por meio do voto será o guia de sua atuação na Justiça Eleitoral.

Ricardo Lélis

11 de novembro de 2025 às 21:51   - Atualizado às 21:51

Novos desembargadores eleitorais.

Novos desembargadores eleitorais. (Foto: Divulgação/TRE-PE)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou nesta terça-feira, 11 de novembro, a cerimônia de posse de três novos desembargadores eleitorais, que atuarão no biênio 2025-2027.

A solenidade ocorreu no auditório do pleno do Tribunal. Os novos desembargadores eleitorais, todos na cota da magistratura, são o desembargador Paulo Augusto de Freitas Araújo, a juíza Roberta Viana Jardim e o juiz Breno Duarte. Os três atuam na Justiça Estadual de Pernambuco.

No discurso de boas-vindas que fez na abertura do evento, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, destacou a trajetória profissional de cada um deles e reafirmou que a “chegada de novos magistrados traz olhares, experiências e sensibilidades diferentes, o que fortalece a pluralidade de pensamento”. 

“A experiência, a diversidade de trajetórias e o comprometimento de cada um reforçam a missão que nos une: assegurar eleições íntegras, justas e transparentes, e servir à sociedade com independência e espírito público”, concluiu o presidente do TRE-PE.

Os novos integrantes da Corte Eleitoral reforçaram que recebem a missão com a preocupação de atuar no sentido de mitigar os riscos à democracia causados pela desinformação e violência política.

Veja Também

Em seu discurso de posse, a desembargadora eleitoral Roberta Viana Jardim enfatizou a necessidade de aproximar mais o Tribunal da sociedade.

“O eleitor precisa se reconhecer como agente do processo eleitoral e não como meramente espectador”, enfatizou. 

O desembargador eleitoral Breno Duarte lembrou que as ameaças contra a democracia no século 21 não acontecem pela força, mas de forma sutil e destrutiva, por meio de manipulação da informação, a distribuição de notícias falsas, a intolerância digital e a distorção da realidade, que minam o debate político e o Estado de Direito.

Para ele, cabe à Justiça Eleitoral ser “a guardiã da confiança social, defensora da verdade e farol que protege a democracia da névoa da sombra e do medo”.

“Para o próximo pleito que se avizinha, teremos pela frente o maior de todos os desafios: proteger o voto consciente do cidadão diante das novas ameaças digitais”, alertou o desembargador eleitoral substituto Paulo Augusto de Freitas Araújo, no discurso de posse.

Em sua opinião, o TRE-PE deve estar vigilante para que o eleitor faça suas escolhas de forma espontânea e livre.

Coube ao ouvidor do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos Filho, transmitir aos recém chegados uma mensagem em nome da Corte.

O magistrado apontou que em 2026 o Brasil será palco do maior evento cívico do planeta, com as eleições gerais.

O TRE-PE, a exemplo de toda a Justiça Eleitoral, vai, nas palavras do ouvidor Humberto Vasconcelos, “em busca da verdade eleitoral em um mundo contaminado por narrativas e versões”.

Por isso, o desembargador optou por se dirigir aos familiares dos recém-empossados. “Isso vai exigir dos familiares muita renúncia. Aqui tem hora pra começar, mas não tem hora para terminar”, concluiu.

Estavam presentes o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, o vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Cerqueira, e os demais integrantes da Corte Eleitoral.

Autoridades como a vice-governadora Priscila Krause, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, também compareceram ao evento.

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:25, 05 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e o Filho Lulinha.
Exposição

Lulinha movimentou mais de R$ 19 milhões em 4 anos, revela colunista após quebra de sigilo

O filho do presidente é investigado pela suspeita de ser sócio do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS.

Vereadoras do Psol e do PL batem boca sobre homenagem a funkeira Ludmilla:  'É crime ser branco'
Vídeo

Vereadoras do Psol e do PL batem boca sobre homenagem a funkeira Ludmilla: 'É crime ser branco'

A discussão ocorreu entre Benny Briolly (PSOL) e a vereadora Fernanda Loubac (PL), que se posicionou contra a concessão do título de cidadã niteroiense à artista.

Daniel Vorcaro e Alexandre de Moraes.
Contato

Vorcaro relatou encontro com Alexandre de Moraes em troca de mensagens com a namorada

Em um dos trechos da conversa, o dono do Banco Master disse que chegou a fazer com ela uma chamada de vídeo exibindo a presença do ministro do STF.

mais notícias

+

Newsletter