Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Desembargador Francisco Bandeira de Mello é eleito presidente do TJPE para o biênio 2025-2027

A nova Mesa Diretora do tribunal será composta também pelos desembargadores Alberto Virgínio, na primeira vice-presidência e  Fausto Campos, na segunda vice-presidência.

Ricardo Lélis

03 de novembro de 2025 às 17:23   - Atualizado às 17:23

Desembargador Francisco Bandeira de Mello.

Desembargador Francisco Bandeira de Mello. Foto: Divulgação

O desembargador Francisco Bandeira de Mello foi eleito, por aclamação, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2025-2027, durante sessão realizada nesta segunda-feira, 3 de novembro.

A nova Mesa Diretora do tribunal será composta também pelos desembargadores Alberto Virgínio, na primeira vice-presidência e  Fausto Campos, na segunda vice-presidência. Alexandre Assunção vai assumir a Corregedoria Geral de Justiça.

Perfil do Desembargador

Nascido em 1965, na cidade do Recife, o Desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 1988.

Antes de formado, ocupou cargos de assessoramento no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa.

Já graduado, foi Diretor de Apoio Técnico da Fundação de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife e Secretário Executivo da Governadoria (no Governo do Estado).

Veja Também

Posteriormente, atuou, em sequência, como Procurador do Tribunal de Contas do Estado (Ministério Público Especial) e como Procurador do Estado, aprovado em 3º e em 4º lugar nos respectivos Concursos.

Na Procuradoria Geral do Estado, atuou durante 13 anos, período em que teve exercício na Procuradoria de Apoio Jurídico ao Governador e na Procuradoria da Fazenda, além de chefiar a Coordenadoria de Projetos Especiais, o Centro de Estudos Jurídicos e a Procuradoria do Contencioso Cível.

Nesse mesmo período, também exerceu advocacia particular, especialmente consultoria na área cível.

Ingressou no TJPE em 2 de agosto de 2006, pelo quinto constitucional da advocacia, sendo titularizado na antiga 8ª Câmara Cível (atual 2ª Câmara de Direito Público).

Presidiu a Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno do TJPE em dois mandatos (2008 a 2012) e bem assim a Comissão Organizadora do Concurso para Juiz Estadual (2009/2012).

Integra, como membro titular, a 2ª Câmara de Direito Público e a Sessão de Direito Público.

Exerceu a função de diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) no biênio 2022/2024, e assumiu o cargo de corregedor-geral da Justiça em fevereiro de 2024. Nessa condição, exercia o Conselho da Magistratura.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:59, 26 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Guilherme Derrite e Fernando Haddad.
Medida

Justiça Eleitoral manda remover vídeo de Derrite com informação falsa sobre Haddad

De acordo com a decisão, o material informava que o candidato ao Governo de São Paulo usou dinheiro público para comprar drogas no âmbito do programa "De Braços Abertos".

Homem e criança.
Detido

Homem é preso após tentar vender o próprio filho de três anos por R$ 10 para comprar drogas

Pessoas que estavam na região teriam percebido a situação e contido o suspeito até a chegada dos policiais militares.

Na audiência, o magistrado também determinou que o governo americano entregue documentos que possam identificar quem criou o registro considerado falso.
Imigração

Juiz dos EUA afirma que documento usado por Moraes para prender ex-assessor de Bolsonaro era falso

Na audiência, o magistrado também determinou que o governo americano entregue documentos que possam identificar quem criou o registro considerado falso.

mais notícias

+

Newsletter