Pernambuco, 21 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tarcísio diz que vai conceder indulto a Bolsonaro em primeiro ato se for eleito presidente

O governador de São Paulo também disse que não confia na Justiça e que não vê elementos para a condenação do ex-presidente.

Ricardo Lélis

30 de agosto de 2025 às 18:35   - Atualizado às 18:40

O governador Tarcisio de Freitas e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O governador Tarcisio de Freitas e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que sua primeira medida se vier a ser presidente da República seria conceder um indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele foi questionado se concederia o indulto em entrevista ao Diário do Grande ABC, publicada na sexta-feira, 29.

"Na hora. Primeiro ato Porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado", afirmou.

Ele voltou a negar, porém, a intenção de se candidatar à Presidência em 2026.

"Eu não sou candidato à Presidência, vou deixar isso bem claro. Todo governador de São Paulo é presidenciável, pelo tamanho do Estado, um Estado muito importante. Mas vamos pegar na história recente qual foi o governador de São Paulo que se tornou presidente da República: o último foi Jânio Quadros e o penúltimo foi Washington Luís", afirmou.

Veja Também

Tarcísio também disse que não confia na Justiça e que não vê elementos para a condenação de Bolsonaro, que começa a ser julgado por tentativa de golpe na próxima terça-feira no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Não acredito em elementos para ele ser condenado, mas infelizmente hoje eu não posso falar que confio na Justiça, por tudo que a gente tem visto", disse.

O governador ainda defendeu a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e a "prerrogativa" do Congresso em construir uma "solução política".

"A gente tem falado com partidos, acredito muito em uma saída política via Congresso, e o Congresso tem que ter sua prerrogativa respeitada para construir uma solução política. Essa solução (anistia) não é novidade, esteve presente em outros momentos do Brasil", declarou, citando episódios desde revoltas do período colonial até o "movimento de 64".

Na entrevista, Tarcísio ainda cobrou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que paute a anistia. Ele não citou Motta nominalmente.

"Entendo que os presidentes da Casa têm que submeter isso à vontade do plenário, e não pode ter interferência de outro Poder".

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:14, 21 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A imagem mostra um professor em sala de aula, com uma tarja com o nome
Educação

Precatórios do Fundef: Hugo Motta pauta urgência de PL que garante juros aos professores

Se aprovado, requerimento fará projeto tramitar de forma acelerada, reduzindo espera de anos para garantir o pagamento integral aos professores.

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.
Benefício

INSS começa a pagar 13º salário dos aposentados e pensionistas na sexta (24); veja calendário

Ao todo, cerca de 35,2 milhões de pessoas terão acesso ao pagamento antecipado, que deve movimentar aproximadamente R$ 78,2 bilhões na economia.

Henrique Queiroz Filho e Eduardo da Fonte.
Posição

Henrique Queiroz Filho defende trabalho de Eduardo da Fonte: 'credencia para ser futuro senador'

O deputado destacou os investimentos em unidades de referência como o IMIP, o Hospital de Câncer de Pernambuco e o Hospital das Clínicas feito pelo colega.

mais notícias

+

Newsletter