Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Governo de São Paulo/Divulgação
Se as eleições fossem hoje, o presidente Lula (PT) perderia a disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com uma diferença de 11,6 pontos percentuais entre o republicano e o petista. É o que mostra os dados do Instituto Futura Inteligência, divulgados na sexta-feira, 27 de junho.
De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, Tarcísio teria 46,5% das intenções de voto, contra 34,9% de Lula. Essa é a primeira vez que o governador paulista fica à frente de Lula longe da margem de erro.
Brancos e nulos somam 15,8%, enquanto os indecisos são 2,8%.
Mesmo inelegível, quem tem um melhor desempenho contra o líder petista ainda é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a Futura Inteligência, o liberal aparece com 50% das intenções de voto, contra 37,4% para Lula - uma diferença de 12,6 pontos percentuais.
Neste cenário, brancos ou nulos chegam a 11,4%.
O instituto ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 12 e 13 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Inelegível
No entanto, o ex-presidente não poderá disputar as eleições de 2026, por estar inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Bolsonaro foi acusado de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros.
O governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser derrotado nas eleições de 2026, possivelmente no primeiro turno. Segundo fontes ligadas à Casa Branca, o nome preferido de Washington para a disputa é o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Eduardo, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem sido visto com frequência em reuniões e corredores do governo e do Congresso dos EUA. Ele mantém um bom relacionamento com autoridades americanas e defende ideias parecidas com as do governo Trump, principalmente em temas como política internacional e críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quarta-feira, 25 de junho, a Casa Branca tomou conhecimento de uma nova pesquisa que mostra Lula com 41,6% das intenções de voto, contra 39,1% de Eduardo Bolsonaro. O resultado foi visto como sinal de que Eduardo é um nome competitivo e com chances reais de disputar a presidência com força.
2
20:01, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+