Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tarcísio venceria Lula com 46% dos votos no 2º turno se as eleições fossem hoje, diz pesquisa

Essa é a primeira vez que o governador Tarcísio de Freitas fica à frente do presidente Lula, longe da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais.

Jameson Ramos

28 de junho de 2025 às 12:12   - Atualizado às 12:13

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Governo de São Paulo/Divulgação

Se as eleições fossem hoje, o presidente Lula (PT) perderia a disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com uma diferença de 11,6 pontos percentuais entre o republicano e o petista. É o que mostra os dados do Instituto Futura Inteligência, divulgados na sexta-feira, 27 de junho.

De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, Tarcísio teria 46,5% das intenções de voto, contra 34,9% de Lula. Essa é a primeira vez que o governador paulista fica à frente de Lula longe da margem de erro.

Brancos e nulos somam 15,8%, enquanto os indecisos são 2,8%.

Mesmo inelegível, quem tem um melhor desempenho contra o líder petista ainda é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a Futura Inteligência, o liberal aparece com 50% das intenções de voto, contra 37,4% para Lula - uma diferença de 12,6 pontos percentuais.

Neste cenário, brancos ou nulos chegam a 11,4%.

Veja Também

O instituto ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 12 e 13 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Inelegível

No entanto, o ex-presidente não poderá disputar as eleições de 2026, por estar inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Bolsonaro foi acusado de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros.

Favorito de Trump

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser derrotado nas eleições de 2026, possivelmente no primeiro turno. Segundo fontes ligadas à Casa Branca, o nome preferido de Washington para a disputa é o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Eduardo, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem sido visto com frequência em reuniões e corredores do governo e do Congresso dos EUA. Ele mantém um bom relacionamento com autoridades americanas e defende ideias parecidas com as do governo Trump, principalmente em temas como política internacional e críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quarta-feira, 25 de junho, a Casa Branca tomou conhecimento de uma nova pesquisa que mostra Lula com 41,6% das intenções de voto, contra 39,1% de Eduardo Bolsonaro. O resultado foi visto como sinal de que Eduardo é um nome competitivo e com chances reais de disputar a presidência com força.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:01, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter