Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O governo do presidente Lula (PT) é desaprovado por 56,7% dos brasileiros, é o que mostra o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira, 25 de junho.
Ainda de acordo com a pesquisa, 39,8% dos entrevistados aprovam a gestão do petista, enquanto 3,5% não souberam ou não quiseram opinar.
O índice de desaprovação do governo Lula recuou 0,7 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado em abril deste ano. Por sua vez, o nível de aprovação avançou 0,6% no mesmo período.
Foram ouvidas 2.020 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Lula empata com Michelle
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está empatado tecnicamente nos cenários de segundo turno na corrida pela Presidência contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), segundo levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 24, sobre as eleições de 2026.
Michelle Bolsonaro registra 44,4% de preferência em um segundo turno contra Lula, que aparece com 40,6% no cenário. Brancos e nulos são 9,2%, e 5,8% não responderam. Os dois empatam dentro da margem de erro do levantamento, de 2,2 pontos porcentuais.
Em um segundo turno entre o governador de São Paulo e o presidente, Tarcísio registra 43,6% de intenções de voto e Lula, 40,1%. Os índices também apontam empate técnico. Brancos e nulos somam 10,3%, e 5,9% não responderam.
Contra Eduardo Bolsonaro, Lula lidera numericamente, com 41,6% de menções, mas está em empate técnico com o deputado federal licenciado, que figura com 39,1%. Brancos e nulos são 12,8%, e 6,5% não responderam.
1
2
3
4
13:45, 14 Set
29
°c
Fonte: OpenWeather
O material foi entregue após os ministros terem enviado ofícios à PF determinando a entrega dos dados, depois de o ministro André Mendonça, relator do caso Master no Supremo, ter resistido na liberação
A terceira fase da Operação Transparência é um desdobramento da investigação iniciada em dezembro de 2025 para apurar irregularidades na destinação de emendas parlamentares.
A rejeição do petista oscilou de 53% para 55% em relação ao levantamento da semana passada, dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais. Já o senador manteve os 55% registrados.
mais notícias
+