Pernambuco, 03 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

STF pede REMOÇÃO de perfis falsos do aplicativo Bluesky

A rede social foi fundada em 2019 por Jack Dorsey, um dos cofundadores do Twitter, e possui uma usabilidade similar a do X.

03 de setembro de 2024 às 09:30   - Atualizado às 10:03

Bluesky.

Bluesky. Foto: Divulgação.

Desde a sexta-feira, 30 de agosto, com o bloqueio do X (antigo Twitter), o Bluesky emergiu como uma das principais alternativas à base de usuários da rede social controlada por Elon Musk, que descumpriu uma determinação do ministro Alexandre de Moraes para indicar um representante legal no País.

O Bluesky foi fundado em 2019 por Jack Dorsey, um dos cofundadores do Twitter, e possui uma usabilidade similar a do X. As semelhanças fizeram com que a rede se tornasse uma das principais alternativas ao site controlado por Musk. Desde a última sexta, a rede social já ganhou mais de um milhão de novos usuários brasileiros.

A migração para o Bluesky se tornou atrativa pois, além da suspensão do X, Moraes estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar o bloqueio por meio de VPN, sigla em inglês para Virtual Private Network, uma ferramenta que omite a localização do acesso à internet. Segundo o despacho do ministro, esses usuários também podem responder na esfera criminal.

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta segunda-feira, 2, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o X no Brasil e fixou multa diária de R$ 50 mil para quem usar VPN para burlar o bloqueio. O colegiado é composto pelos ministros Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
 

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

22:14, 03 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Agentes da Polícia Federal
Iniciativa

PF investiga origem de ATAQUE HACKER que afetou os SITES da corporação, STF E ANATEL

O site do escritório de advocacia Barci de Moraes, da família do ministro do Supremo, também passou por instabilidades nos últimos dias.

Nunes Marques vai relatar ação sobre suspensão do X no Brasil
Responsabilidade

X bloqueado no Brasil: NUNES MARQUES será relator de AÇÃO que pede FIM DA SUSPENSÃO da rede social

O partido Novo acionou o STF em uma tentativa de restabelecer a plataforma no país, sob o argumento de que a medida significa uma "censura judicial prévia para todo e qualquer cidadão brasileiro".

Bluesky não tem representante legal no Brasil.
Situação

Bluesky não tem representante legal no Brasil; STF criou conta na plataforma

Vale lembrar que o X (antigo Twitter) foi suspenso do país por esse motivo.

mais notícias

+