Pernambuco, 16 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ESTADÃO diz que Dirigente do PT opera BANCO FALSO e faz reuniões FORA DA AGENDA do governo Lula

Segundo a matéria, a operação da instituição financeira envolve a utilização de 'laranjas', apresentando um técnico de instalação de ar-condicionado como ex-proprietário.

31 de agosto de 2024 às 20:01   - Atualizado às 20:20

Fernando Nascimento Silva Neto

Fernando Nascimento Silva Neto Foto: Divulgação

Fernando Nascimento Silva Neto, ex-assistente de José Dirceu (PT) e com 40 anos de idade, foi procurador do ex-ministro por cinco anos e atualmente se identifica como proprietário do Atualbank. As informações são do Estadão

Segundo a matéria do jornal, além de acumular negócios, ele é ativo no PT, partido ao qual está filiado desde 2024, ocupando cargos de liderança em Brasília, sendo ex-integrante do diretório do DF e tendo participado do processo eleitoral nacional do partido em 2019.

Reportagem também indica que Fernando Neto transita livremente pelo Palácio do Planalto, Esplanada e Congresso, onde realiza lobby e oferece serviços em reuniões que não constam em agendas oficiais.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O Atualbank alega ter como garantia de seu capital social um título do Tesouro Nacional avaliado em R$ 8 bilhões, contudo, essa garantia foi desmentida pelo Tesouro Nacional.

Documentos do Banco Central indicam que o banco de Fernando Neto nunca foi autorizado pela instituição reguladora. O Tesouro Nacional enfatiza que tal uso deve ser investigado pela Polícia Federal.

Leia Também

A fundação e operação do Atualbank parecem ser irregulares, envolvendo a utilização de 'laranjas'. Oficialmente, Cristiano dos Santos Cordeiro Velasco, um técnico de instalação de ar-condicionado, aparecia como ex-proprietário.

Velasco admitiu que emprestou seu nome para um grupo com promessa de receber uma quantia em dinheiro, mas após não receber os pagamentos prometidos, ele suspeitou de fraude e solicitou a dissociação de seu nome da empresa.

Investigações do jornal Estadão sugerem que Walter Dias Magalhães Junior, condenado por estelionato em Mato Grosso e investigado por outros delitos, está por trás das operações do Atualbank, utilizando o pseudônimo Walter Tiburtino e figurando como "conselheiro administrativo" no site do banco.

Fernando Neto, que se apresenta como CEO, não esclareceu o envolvimento de Walter Junior no Atualbank e tentou diminuir a importância do uso de um título falso do Tesouro Nacional pela empresa.

Walter Junior, representado pelo advogado Guilherme do Amaral Pereira, nega ser o verdadeiro proprietário do Atualbank e afirma que apenas "gerenciou a empresa apenas por um lapso temporal".

Em nota, a assessoria de José Dirceu informou que o ex-ministro rompeu com Fernando Neto em 2023.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:41, 16 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula Cabral tem candidatura impugnada.
Barrado

TRE-PE INDEFERE novamente CANDIDATURA DE LULA Cabral à Prefeitura do CABO de Santo Agostinho

O postulante foi denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta após ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal por desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev.

Daniel Coelho e João Campos
Eleições 2024

DANIEL Coelho COBRA presença de JOÃO Campos no DEBATE da UFPE: 'por que não vai aparecer'?

De oito candidatos a prefeito do Recife, apenas o socialista não confirmou presença no evento que vai ocorrer na próxima quarta-feira, 18 de setembro, no Campus da Universidade.

Presidente da República, Lula.
Aceno

LULA sanciona três LEIS com o intutio de agradar o público CRISTÃO

Os textos reconhecem expressões culturais e dedicam datas a homenagear símbolos de evangélicos e católicos.

mais notícias

+