Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MORAES inclui Carla ZAMBELLI em inquérito da suposta tentativa de GOLPE

O novo braço da investigação vai se debruçar sobre a suposta intermediação da deputada na viagem de uma influenciadora à Espanha para conversar com o ex-chefe de inteligência de Hugo Chávez, o militar venezuelano Hugo Carvajal.

Ricardo Lélis

24 de julho de 2024 às 17:50   - Atualizado às 17:50

Ministro Alexandre de Moraes, do STF e a deputada federal Carla Zambelli.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF e a deputada federal Carla Zambelli. Ministro Alexandre de Moraes, do STF e a deputada federal Carla Zambelli.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, atendeu um pedido da Polícia Federal e incluiu a deputada Carla Zambelli no inquérito sobre suposta tentativa de golpe de Estado gestada no governo Jair Bolsonaro.

O novo braço da investigação vai se debruçar sobre a suposta intermediação, por Zambelli, de viagem de uma influenciadora à Espanha para conversar com o ex-chefe de inteligência de Hugo Chávez, o militar venezuelano Hugo Carvajal.

Em nota, a deputada disse ter recebido a informação "com surpresa" e informou que só vai se manifestar "após ter acesso aos autos".

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O ex-general alegou, em outubro de 2021, que partidos de esquerda na América Latina e na Europa teriam recebido um suposto financiamento ilegal da Venezuela por 15 anos.

Como mostrou o Estadão Verifica, o militar nunca apresentou provas das alegações e o caso foi arquivado.

O general foi citado por Bolsonaro a reunião de 5 de julho de 2022, cuja gravação foi tornada pública na Operação Tempus Veritatis - ofensiva aberta em fevereiro para investigar a suposta tentativa de golpe de Estado.

Após a reunião, a Polícia Federal chegou a abrir um procedimento investigativo, pouco antes do 1º turno das eleições, sobre o suposto período em que o dinheiro do narcotráfico "teria abastecido Lula".

A informação veio à tona durante o depoimento do ex-ministro Anderson Torres na Operação Tempus Veritatis.

Com a palavra, a deputada Carla Zambelli

A deputada federal Carla Zambelli recebe, com surpresa, a informação, por meio da imprensa, de que teria sido incluída em uma investigação sobre a chamada "minuta do golpe". Por não ter conhecimento dos fatos em questão, a parlamentar somente poderá se manifestar após ter acesso aos autos, mas estará à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos julgados necessários.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:12, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF André Mendonça.
Encontro

Caso Master: André Mendonça se reúne com delegados da PF após assumir relatoria

A escolha do ministro para comandar as investigações foi feita na quinta-feira (12) após Dias Toffoli pedir para deixar o caso.

Ministro Dias Toffoli, do STF
Saída

Dias Toffoli deixa relatoria do caso Master no STF após ter nome mencionado em celular de Vorcaro

Em nota, o supremo informou que o ministro, "considerados os altos interesses institucionais", solicitou a redistribuição do caso para outro integrante do tribunal.

Ministro Edson Fachin assume presidência do STF.
Reunião

Caso Master: Fachin convoca ministros para tratar de menções a Toffoli em celular de Vorcaro

Durante o encontro, o presidente da Corte vai dar ciência aos demais membros do STF sobre o material entregue pela PF.

mais notícias

+

Newsletter