Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gilmar Mendes defende Moraes e nega que há desconforto com decisão de prender Bolsonaro

Segundo informações de bastidores, uma ala do STF teria ficado incomodada com a decisão do magistrado de ter determinado a prisão domiciliar do ex-presidente sem consulta prévia aos demais ministros.

Ricardo Lélis

06 de agosto de 2025 às 18:31   - Atualizado às 18:32

Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes

Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes Foto: Rosinei Coutinho/ STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes manifestou apoio ao colega Alexandre de Moraes nesta quarta-feira, 6 de agosto.

Segundo o decano da Corte, não há "nenhum desconforto" com a decisão de Moraes de prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"O ministro Alexandre tem toda a nossa confiança e o nosso apoio", disse Mendes a jornalistas ao chegar ao Fórum Saúde, realizado pela organização Esfera Brasil e pela EMS Farmacêutica em Brasília.

Uma ala do STF ficou incomodada com a decisão de Moraes de ter determinado a prisão domiciliar do ex-presidente sem consulta prévia aos demais ministros.

Para Gilmar Mendes, as discussões entre países em torno de questões comerciais são normais. Por isso, de acordo com ele, o mundo até constituiu a Organização Mundial do Comércio (OMC), que está enfraquecida, como pontuou.

Veja Também

"O que não é normal é a tentativa de fazer valer as tarifas para obter mudanças institucionais. Ou seja, afetar a soberania dos países. Isso é claramente repudiável e claramente não é aceito pelas nações maduras, como é o caso do Brasil. E as ações impostas ao ministro Moraes também deixam clara essa tentativa", considerou.

No último dia 30, o governo dos Estados Unidos oficializou a tarifa de 50% a produtos brasileiros, que entram em vigor nesta quarta-feira.

No dia 9, o presidente Donald Trump havia anunciado a medida, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e divulgada na rede social Truth Social. Na ocasião, Trump justificou a imposição da taxa como resposta ao tratamento dado pelo Brasil a Bolsonaro.

Também no fim do mês de julho, o governo Trump aplicou a Lei Magnitsky contra Moraes. O dispositivo legal acionado pela Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos impõe sanções financeiras a estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:11, 05 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Dias Toffoli, ministro do STF
Direito

Eleições 2026: ''Hoje é o dia em que todos os brasileiros são iguais, do mais pobre ao mais rico'', diz Toffoli

O ministro do STF também destacou que a eleição define o futuro do Brasil, dos Estados e dos parlamentos, e ressaltou a confiança no sistema eletrônico de votação.

André Mendonça vota no Distrito Federla e diz que eleitor deve ser o "protagonista" nas eleições.
Comparecimento

André Mendonça vota no Distrito Federal e diz que eleitor deve ser o "protagonista" nas eleições

Após registrar o voto, o ministro falou com a imprensa e destacou o papel da população na escolha dos representantes que ocuparão cargos no Executivo e no Legislativo.

Ministro Edson Fachin assume presidência do STF.
Despacho

Fachin cria regra para evitar direcionamento de processos a ministros do STF

Resolução vem após decisões envolvendo retirada de post sobre a Nossa Senhora Aparecida nas redes sociais.

mais notícias

+

Newsletter