Pernambuco, 15 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ABORTO: Dino REJEITA recurso da CNBB para ANULAR voto de Weber

O ministro afirmou que a entidade não possui legitimidade para interpor recursos, baseando-se em precedentes do STF que restringem esse direito apenas às partes envolvidas no processo.

03 de agosto de 2024 às 18:27   - Atualizado às 18:27

Ministro do STF Flávio Dino.

Ministro do STF Flávio Dino. Ministro do STF Flávio Dino.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para invalidar o voto da ex-ministra Rosa Weber, que foi a favor da descriminalização do aborto após 22 semanas de gestação.

Dino declarou que a CNBB não possui legitimidade para interpor recursos, baseando-se em precedentes do STF que restringem esse direito apenas às partes envolvidas no processo.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Como amicus curiae, "amigos da corte", a CNBB contribui com informações e conhecimentos pertinentes para auxiliar na decisão judicial, mas não é parte integrante do caso.

Atualmente, a votação está 3 a 0 contra o recurso, com os ministros Alexandre de Moraes e Luiz Roberto Barroso acompanhando o voto de Dino. Os outros magistrados têm até 9 de agosto para emitir seus votos.

Quanto ao mérito da questão, a então ministra Weber, que era a relatora, posicionou-se a favor da legalização do aborto após 22 semanas antes de sua aposentadoria em outubro do ano anterior.

Com sua saída, Flávio Dino assumiu a relatoria, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo na Suprema Corte.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:18, 15 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Acidente da Voepass matou 62 pessoas
Privacidade

STF mantém lei com regras de SIGILO sobre investigação de ACIDENTES AÉREOS

Os questionamentos ocorreram porque as investigações realizadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica, servem para prevenção de outros acidentes, ou seja, não têm o propósito de punir os envolvidos.

Ministro Alexandre de Moraes.
Resposta

Alexandre de Moraes: "Seria esquizofrênico eu, como presidente do TSE, me auto-oficiar"

O ministro afirmou, ainda, que todos os procedimentos foram realizados no âmbito de investigações já existentes, principalmente nos inquéritos das fake news e das milícias digitais.

Ministro Alexandre de Moraes e o ator José Abreu
Solicitação

José de Abreu diz que Moraes deveria "mandar fechar" a Folha de São Paulo

O ator falou publicou no X, depois da reportagem feita pelo jornal, onde afirma que o ministro pediu de forma ilegal que o TSE elaborasse relatórios para justificar as decisões sobre o inquérito das Fake News contra o ex-presidente Bolsonaro e aliados.

mais notícias

+