Ministros do STF. Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram seus vistos de entrada nos Estados Unidos revogados, segundo revelou a colunista Mariana Sanches, do UOL, na sexta-feira, 18 de julho. A medida, anunciada pelo senador norte-americano Marco Rubio, aliado do presidente Donald Trump, teria efeito imediato e se estenderia também a familiares dos magistrados.
De acordo com Rubio, a revogação dos vistos é uma resposta às ações do STF, especialmente às conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, que, segundo o republicano, violariam direitos fundamentais e configurariam censura.
“A perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos”, escreveu Rubio na rede X (antigo Twitter).
Ministros com vistos revogados:
Ainda segundo a apuração do UOL, os únicos ministros que não tiveram os vistos afetados foram Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.
A medida dos EUA veio à tona no mesmo dia em que o ministro Moraes impôs novas restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de uso de redes sociais e impedimento de se aproximar de embaixadas. Bolsonaro também está proibido de manter contato com outros investigados, como o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A Polícia Federal (PF) cumpriu ainda mandado de busca e apreensão na residência do ex-presidente nesta sexta.
Segundo Marco Rubio, o objetivo é responsabilizar autoridades estrangeiras que adotem medidas consideradas restritivas à liberdade de expressão, mesmo fora do território norte-americano. A declaração vem em meio a crescentes tensões políticas entre apoiadores de Bolsonaro e membros do Judiciário brasileiro.
3
17:22, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+