Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sintepe faz protesto em frente à Alepe por reajuste para a categoria

A ação foi motivada após o interrompimento do projeto de lei, na Alepe, que traz importantes conquistas para trabalhadores em educação da rede pública estadual. 

Jameson Ramos

04 de junho de 2025 às 11:37   - Atualizado às 11:37

Sindicato dos Professores de Pernambuco.

Sindicato dos Professores de Pernambuco. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizará uma Assembleia Geral nesta quarta-feira, 4 de junho, às 14h, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

O motivo da reunião, convocada em regime de “urgência”, é o interrompimento da tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 2968/2025 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que traz importantes conquistas para trabalhadores em educação da rede pública estadual. 

O texto do projeto é fruto de uma longa negociação entre o Sindicato e o governo, que ocorreu entre os meses de fevereiro e maio, no âmbito da Campanha Salarial Educacional do Sindicato. 

Na terça-feira, 3 de junho, o texto foi aprovado por unanimidade nas principais comissões da Casa legislativa. Esperava-se que o parecer da Comissão de Educação fosse dado no plenário, assim como a aprovação do texto pelos deputados, o que não ocorreu por falta de quórum.

Hoje, segundo a própria Mesa Diretora da Alepe, o texto voltará à Ordem do Dia, podendo ser votado e aprovado.

Veja Também

Aumento

O aumento de 6,27% no piso salarial dos professores da rede pública estadual foi aprovado pelas Comissões de Justiça, Finanças e Administração Pública da Alepe na manhã desta terça-feira (3). Enviado pelo Governo do Estado, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 2968/2025 eleva o valor mínimo para R$ 4.867,77.

A medida segue o reajuste definido nacionalmente pelo Ministério da Educação, conforme a Lei nº 11.738/2008, e será retroativa a 1º de janeiro de 2025. Além da obrigação federal, a proposta prevê aumentos de 6 a 8% na grade de progressão da carreira, válidos a partir de 1º de junho. 

O reajuste no salário-base será estendido a assistentes administrativos e analistas em gestão vinculados à educação. Outra novidade do PLC 2968 é a realização do primeiro ciclo avaliativo de desempenho dos profissionais em educação, em 2026. 

Na justificativa, a governadora Raquel Lyra destaca que a proposta é fruto de acordo com a categoria e contempla os professores contratados por tempo determinado. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) que estavam presentes nas reuniões comemoraram o avanço da matéria.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:00, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter