Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sintepe exalta atuação de Lula na segurança pública e recebe críticas por motivação política

Vale destacar que a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco é filiada ao PT e vai disputar uma vaga na Alepe em 2026.

Redação

04 de novembro de 2025 às 12:19   - Atualizado às 12:20

Sintepe exalta atuação de Lula na segurança pública e recebe críticas por motivação política.

Sintepe exalta atuação de Lula na segurança pública e recebe críticas por motivação política. Foto: Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) recebeu uma onda de críticas nas redes sociais após publicar uma nota sobre a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, sendo quatro policiais e 117 suspeitos de envolvimento com o crime organizado.

A postagem, feita no perfil oficial do sindicato, comparou a Operação Contenção, considerada a mais letal da história do estado, à Operação Carbono Oculto, realizada pelo governo federal. No texto, o Sintepe exaltou a condução das ações sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e criticou a gestão do governador Cláudio Castro (PL) pela forma como a segurança pública vem sendo conduzida no Rio.

Na publicação, o sindicato afirmou que a segurança pública “tem sido um campo de batalha não apenas contra o crime, mas também entre diferentes abordagens”. O texto defendeu que o Estado deve escolher entre “inteligência e respeito à vida, ou improviso e sangue”. A nota ainda apontou que a operação no Rio teve “resultados contestáveis” e que a ação federal desarticulou uma rede criminosa “sem disparar um único tiro”.

A mensagem rapidamente gerou repercussão entre professores e outros trabalhadores da educação. Muitos consideraram que o sindicato ultrapassou seu papel institucional ao se posicionar sobre temas alheios às pautas da categoria.

Nos comentários, internautas cobraram que o Sintepe concentre seus esforços em reivindicações salariais, progressões de carreira e condições de trabalho para os profissionais da educação.

Veja Também

Um deles escreveu: “Não sabia que o Sintepe tinha se especializado em segurança pública. Que tal focar nas causas da nossa carreira e deixar esse debate para os especialistas?”. Outro acrescentou: “Faltou solidariedade com os policiais que morreram. O sindicato deveria se limitar a defender os professores, e não fazer militância política”.

A polêmica ganhou ainda mais força porque a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O fato alimentou críticas de que o sindicato estaria sendo usado para fins políticos e eleitorais.

Como pessoa física, cada um pode defender o governo que quiser. Usar uma entidade sindical para isso é desvio de finalidade”, comentou um seguidor. Outro afirmou que vai deixar de contribuir com o sindicato: “Eu pago o Sintepe e estou indignada. Além de não se posicionarem sobre os erros do BDE, agora fazem política com o nosso dinheiro. Meu 1% não faz falta”.

Até o momento, o Sintepe não se manifestou oficialmente sobre as críticas recebidas nem respondeu aos questionamentos sobre a motivação política da nota. O espaço está aberto caso queiram se posicionar

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:39, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter