Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Silvio Almeida, ex-ministro de Lula demitido por assédio, considera deixar o Brasil em 2025

Ex-titular do Ministério dos Direitos Humanos foi convidado para dar aulas em universidades no exterior, mas ainda não tomou uma decisão sobre a proposta.

Isabella Lopes

28 de dezembro de 2024 às 19:01   - Atualizado às 19:08

Ex-ministro Silvio Almeida.

Ex-ministro Silvio Almeida. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após ser demitido do Ministério dos Direitos Humanos devido a acusações de assédio sexual, o ex-ministro Silvio Almeida está cogitando a ideia de deixar o Brasil em 2025 para atuar no exterior.

Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o ex-ministro de Lula foi convidado para dar aulas em universidades no exterior, mas ainda não tomou uma decisão sobre a proposta.

Silvio Almeida teve experiências como professor visitante na Universidade de Columbia e como pesquisador na Universidade Duke, ambas nos Estados Unidos.

Em setembro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) iniciasse um inquérito para investigar as acusações de assédio sexual e moral contra Silvio Almeida. Com isso, o caso passou a tramitar no STF.

Para decidir sobre a abertura do inquérito, Mendonça analisou um pedido da PF, que havia conduzido uma apuração preliminar e ouvido o depoimento de uma das supostas vítimas. A PF considerou que havia evidências suficientes para iniciar a investigação e solicitou ao STF que decidisse se o caso deveria ser julgado pela Corte ou encaminhado à primeira instância.

Veja Também

Comissão de Ética arquiva denúncia contra Silvio Almeida 

A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República arquivou na segunda-feira, 25 de novembro, um pedido de investigação contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, demitido em setembro após denúncias de assédio sexual.

O processo em questão é sigiloso e não tem relação com as acusações feitas pela ONG Mee Too que levaram à destituição do ativista do cargo. O Estadão procurou a defesa do ex-ministro e a Casa Civil, que não se manifestaram até o fechamento da reportagem.

Sua queda se deu em setembro após a revelação de que entre as supostas vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco. Lula substituiu Almeida por Macaé Evaristo, atual titular da pasta.

Em outubro, o ex-ministro foi alvo de duas denúncias na CEP. De acordo com o governo, nenhuma delas tem a ver com as denúncias anônimas feitas pela ONG. Teriam partido de dentro do governo e chegado ao colegiado por meio de canais oficiais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:17, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alfredo Gaspar e Flávio Bolsonaro.
Situação

Vice de Flávio Bolsonaro já foi alvo de denúncia por suposto estupro de adolescente; ação foi movida por deputado do PT

Entre os documentos enviados a PF estariam capturas de tela de conversas que indicariam uma suposta tentativa de pagamento de R$ 70 mil para que a vítima permanecesse em silêncio.

Presidente Lula.
Entrevista

"O Brasil está preparado", diz Lula sobre tentativa de interferência nas eleições

Presidente criticou medidas dos Estados Unidos, defendeu o sistema eleitoral brasileiro e afirmou que o país responderá a qualquer tentativa de ingerência externa.

André Ferreira, Túlio Gadêlha, Eduardo da Fonte, Maria Arraes, Mendonça Filho e Luciano Bivar.
Eleições 2026

Sete deputados federais de Pernambuco não disputarão a reeleição em 2026; veja quais serão os próximos passos

Parlamentares vão concorrer ao Senado, à Assembleia Legislativa ou deixarão a vida política nas eleições deste ano

mais notícias

+

Newsletter