Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo e texto vai à sanção de Lula

De acordo com o regulamento, a quantidade de recargas gratuitas de 13 kg será de quatro por ano para famílias de duas a três pessoas; para as famílias com quatro ou mais pessoas, será de seis ao ano.

Ricardo Lélis

04 de fevereiro de 2026 às 16:16   - Atualizado às 16:16

Programa Gás do Povo.

Programa Gás do Povo. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O plenário do Senado Federal aprovou na terça-feira, 3 de fevereiro, a medida provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo.

O texto assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.

A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, foi aprovada em menos de 24 horas tanto na Câmara quanto no Senado, e agora segue para sanção presidencial, já que os parlamentares fizeram algumas alterações no texto.

"Cabe, aqui, um agradecimento aos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, por aprovarem, de forma tão rápida, uma medida que reduz desigualdades e fortalece a coesão social. O Congresso Nacional dá um recado claro: o bem-estar das pessoas está no centro das nossas decisões. Que esse benefício chegue rápido à mesa e à vida de quem mais precisa", afirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ao comemorar a aprovação da medida.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando pouco mais 15 milhões de famílias serão beneficiadas.

Veja Também

O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.

O Auxílio Gás, benefício criado no governo passado e que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído.

Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país, aumentando o alcance e o número de famílias atendidas, segundo o governo.

De acordo com o regulamento do programa, a quantidade de recargas gratuitas de 13 kg será de quatro por ano para famílias de duas a três pessoas; para as famílias com quatro ou mais pessoas, será de seis ao ano.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:07, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli.
Processo

Senadores protocolam pedido de impeachment contra Toffoli por condução no Caso Banco Master

Segundo os parlamentares, o ministro do STF teria atuado em situação objetiva de suspeição e conflito de interesses ao conduzir investigações e decisões no inquérito.

Damares Alves.
Revelação

CPMI identificou igrejas e pastores no esquema de fraudes no INSS, diz Damares Alves

De acordo com a senadora, em razão desse cenário, a comissão tem sido alvo de lobbys contrários ao avanço das apurações.

Senadora Damares Alves e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Solicitação

Damares aciona PGR com pedido de impeachment contra Moraes por suposta conversa sobre o Banco Master

Reportagem do jornal O Globo revelou que o ministro do STF teria, em pelo menos quatro oportunidades, tentado pressionar o presidente do BC, Gabriel Galípolo, a destravar negócio bilionário.

mais notícias

+

Newsletter