Pernambuco, 18 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Escala 6x1: relator no Senado mantém texto aprovado na Câmara para acelerar votação

Para que a PEC não retorne à Câmara, é preciso que a aprovação dos senadores ocorra sem alterações.

Ricardo Lélis

27 de agosto de 2026 às 18:36   - Atualizado às 18:36

Manifestação pelo fim da escala 6x1.

Manifestação pelo fim da escala 6x1. Foto: Agência Brasil

O senador Omar Aziz (PSD-AM) protocolou o seu parecer sobre a proposta de fim da escala 6x1 e manteve, nesta quinta-feira, 27 de agosto, o texto aprovado na Câmara dos Deputados Aziz é o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O parlamentar rejeitou todas as emendas apresentadas.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que dá fim à escala 6x1 foi aprovada na Câmara em maio. Desde então, ficou parada no Senado, em meio ao afastamento entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Neste mês, eles se reaproximaram, e a proposta começou a andar.

De acordo com Alcolumbre, o relator vai apresentar o seu relatório na CCJ na semana que vem. Após passar pelo colegiado, o texto deve ser submetido ao plenário. Para que a PEC não retorne à Câmara, é preciso que a aprovação dos senadores ocorra sem alterações.

A PEC reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas, com limite de oito horas diárias, e assegura dois dias de repouso semanal remunerado, um dos quais preferencialmente aos domingos. A proposta também estabelece que a implementação da medida nos contratos ocorrerá sem redução salarial.

A matéria permite que uma lei complementar institua medidas transitórias de mitigação de impactos em favor dos microempreendedores individuais, das micro empresas, e das empresas de pequeno porte, condicionadas à manutenção dos níveis de emprego.

Veja Também

Segundo a PEC, após dois meses da publicação da emenda, a duração do trabalho normal não poderá exceder 42 horas. Após um ano, a jornada cai para 40 horas.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:32, 18 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ainda durante a sabatina, o candidato citou a conquista de mais de R$ 12 milhões para viabilizar o Hospital do Câncer do Araripe, reforçando sua defesa de uma saúde pública descentralizada.
Compromisso

Eduardo da Fonte destaca propostas para saúde e fim da escala 6x1 durante sabatina no Recife

Ainda durante a sabatina, o candidato citou a conquista de mais de R$ 12 milhões para viabilizar o Hospital do Câncer do Araripe, reforçando sua defesa de uma saúde pública descentralizada.

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) reuniu centenas de apoiadores e lideranças políticas.
Eleições

Mendonça Filho declara apoio a Coronel Feitosa durante inauguração de comitê no Recife

O evento contou com a presença de nomes ligados ao campo conservador de Pernambuco e marcou mais uma etapa da campanha do parlamentar à reeleição.

Candidata ao Senado Marília Arraes (PDT).
Articulação

Em Caruaru, Marília Arraes mostra como decisões do Senado chegam ao bolso dos pernambucanos

Em sabatina, candidata ao Senado apresentou propostas para trabalhadores, educação, agricultura familiar e políticas de proteção às mulheres

mais notícias

+

Newsletter