Pernambuco, 14 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Damares aciona PGR com pedido de impeachment contra Moraes por suposta conversa sobre o Banco Master

Reportagem do jornal O Globo revelou que o ministro do STF teria, em pelo menos quatro oportunidades, tentado pressionar o presidente do BC, Gabriel Galípolo, a destravar negócio bilionário.

Ricardo Lélis

24 de dezembro de 2025 às 16:00

Senadora Damares Alves e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Senadora Damares Alves e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. (Fotos: Saulo Cruz/Agência Senado e Rosinei Coutinho/STF)

A senadora Damares Aves (Republicanos-DF) protocolou, na terça-feira, 23 de dezembro, três representações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes por suspeita de atuar politicamente junto ao Banco Central (BC) para viabilizar a venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB).

A parlamentar apresentou queixa-crime junto ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, pedido de impeachment, direcionado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e um requerimento de convite para que o ministro preste esclarecimentos à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Reportagem do jornal O Globo revelou que Moraes teria, em pelo menos quatro oportunidades, tentado pressionar o presidente do BC, Gabriel Galípolo, a destravar o negócio bilionário.

O mesmo veículo havia denunciado, na última semana, que o escritório de advocacia da esposa do ministro foi contratado por R$ 129 milhões para defender o Master.

Para Damares Alves, caso seja comprovada a atuação do ministro em favor do banco que contratou o escritório da esposa dele estará configurado o crime de advocacia administrativa, no qual servidor público usa sua função e influência para defender interesse privado.

Veja Também

“Não se trata de um episódio isolado ou de um ato administrativo banal, mas de uma conduta supostamente praticada por um Ministro do Supremo Tribunal Federal, no exercício de sua autoridade simbólica e política, capaz de influenciar, de forma determinante, decisões estratégicas da Administração Pública”, alerta a senadora.

Além dela, assinam as petições os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES).

Vantagem econômica

Nos pedidos, a senadora também explica que o crime de advocacia administrativa, previsto no artigo 321 do Código Pena, não exige “vantagem econômica direta, tampouco a efetiva obtenção do resultado pretendido”.

A ilegalidade, diz Damares, pode ser comprovada com simples “patrocínio, ainda que indireto, de interesse privado perante órgão da Administração Pública, valendo-se o agente de sua condição funcional”.

“Nesse aspecto, o tipo penal tutela não apenas a legalidade do ato administrativo, mas, sobretudo, a confiança da sociedade na imparcialidade do Estado e na separação entre interesses públicos e privados”, diz um trecho da petição direcionada ao PGR.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:05, 14 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Composição do Supremo Tribunal Federal (STF).
Barrado

Senado rejeita relatório da CPI do Crime Organizado que pedia indiciamento de ministros do STF e PGR

Durante a discussão, senadores criticaram a ausência de indiciamentos de responsáveis por organizações criminosas.

Enfermeiro segurando medicação
Direito

CCJ do Senado aprova PEC que reduz jornada da enfermagem para 36 horas sem impactar piso salarial

A proposta também define que o percentual de reajuste anual do piso não será inferior ao índice que melhor reflita a variação da inflação acumulada no ano anterior.

Senadora Teresa Leitão.
Destaque

Teresa Leitão é eleita, por unanimidade, nova líder do PT no Senado

Com o novo espaço, a senadora passa a exercer a responsabilidade de coordenar a atuação da bancada petista.

mais notícias

+

Newsletter