Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Afastado do cargo de prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga é visto vendendo amendoim na praia

Banhistas reconheceram o político circulando entre as barracas e registraram imagens que rapidamente viralizaram nas redes sociais.

Redação

23 de novembro de 2025 às 13:26   - Atualizado às 13:32

Rodrigo Manga é visto vendendo amendoim na praia.

Rodrigo Manga é visto vendendo amendoim na praia. Foto: Divulgação

O afastamento do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), ganhou um novo capítulo depois que ele foi visto vendendo amendoim em uma praia e exibindo uma placa com pedido de PIX neste domingo, 23 de novembro.

A cena ocorreu dias após a Justiça determinar que ele deixasse o cargo por 180 dias, decisão que integra a segunda fase da Operação Copia e Cola, conduzida pela Polícia Federal. Banhistas reconheceram o político circulando entre as barracas e registraram imagens que rapidamente viralizaram nas redes sociais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Afastamento de Rodrigo Manga

A Polícia Federal solicitou o afastamento do prefeito após identificar elementos que, segundo os investigadores, indicam o envolvimento de pessoas próximas à administração municipal em possíveis esquemas de fraude e lavagem de dinheiro. Entre os presos na etapa mais recente da operação está o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito e suspeito de atuar como lobista em acordos firmados pela prefeitura.

Ainda mais, o afastamento abre espaço para que o vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assuma interinamente o comando da administração municipal. A mudança ocorre em um momento sensível para a cidade, que enfrenta questionamentos sobre a gestão dos contratos de serviços públicos de saúde e sobre a atuação de Organizações Sociais (OS) responsáveis por parte do atendimento à população.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação não começou agora. Os agentes aprofundam o caso desde 2022, quando surgiram as primeiras suspeitas de irregularidades em contratos firmados entre o município e uma Organização Social. O acordo tinha como objetivo administrar ações e serviços da rede pública de saúde, mas acabou entrando no radar das autoridades após denúncias de possíveis fraudes e movimentações irregulares de recursos.

Veja Também

Anteriormente, em abril deste ano, a primeira fase da Operação Copia e Cola já havia colocado o prefeito no centro das investigações. Naquela etapa, a PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo e da Bahia. Em Sorocaba, os agentes estiveram na sede da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde, no gabinete de Rodrigo Manga e na casa do ex-secretário de Saúde Vinicius Rodrigues, também investigado no caso. A operação incluiu ainda buscas no Diretório Municipal do Republicanos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:39, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter