Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prisão de Jair Bolsonaro é mantida após audiência de custódia

Nesta segunda-feira (24), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar se mantém ou se derruba a decisão de Alexandre de Moraes.

Redação

23 de novembro de 2025 às 13:49   - Atualizado às 13:51

Jair Messias Bolsonaro.

Jair Messias Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

A audiência de custódia realizada neste domingo, 23 de novembro, em Brasília, colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro diante da Justiça para explicar a tentativa de violar sua tornozeleira eletrônica. Ele afirmou que viveu um “surto” causado por um medicamento recente e negou qualquer intenção de fuga.

A juíza auxiliar Luciana Sorrentino, responsável pelo atendimento, decidiu manter a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a ata da audiência, Bolsonaro relatou que teve uma “alucinação” de que a tornozeleira continha algum tipo de escuta. Ele afirmou que, por acreditar nisso, tentou abrir a tampa do dispositivo. A juíza registrou que o ex-presidente disse não ter histórico de episódios semelhantes e que começou a usar um novo remédio quatro dias antes da situação que levou à prisão.

Durante o procedimento, Bolsonaro também negou ter planejado qualquer forma de fuga. A audiência serviu para que o Judiciário verificasse se a Polícia Federal realizou todos os passos da prisão dentro da legalidade, como determina a legislação brasileira. O processo é obrigatório, mesmo quando há ordem direta do STF.

A sessão terminou por volta das 12h40. Advogados deixaram a Superintendência da Polícia Federal logo após o encerramento, como mostrou a TV Globo. Com a decisão da juíza, o ex-presidente segue detido e permanece sob a custódia da PF.

Veja Também

Agora, o caso passa por uma etapa decisiva. Nesta segunda-feira (24), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar se mantém ou se derruba a decisão de Alexandre de Moraes. A sessão extraordinária ocorrerá entre 8h e 20h. Votam os ministros Flávio Dino (presidente da Turma), Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Moraes não participa, porque a decisão inicial é dele.

Se o colegiado referendar a medida, a prisão preventiva continuará válida por tempo indeterminado, enquanto a Justiça considerar sua manutenção necessária. A legislação brasileira determina que esse tipo de prisão deve ser revisado a cada 90 dias. Ou seja, o caso seguirá sob constante reavaliação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:17, 05 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sede do Tribunal Superior Eleitoral
Motivo

TSE explica atraso na divulgação dos resultados do 1º turno por congestionamento de dados

Presidente do tribunal, Kassio Nunes Marques, afirmou que fluxo de dados acima do normal provocou atraso de cerca de uma hora.

Idosos exercem direito do voto.
Cidadania

Quando será o segundo turno das Eleições 2026? Veja a data da nova votação

A eleição presidencial é decidida em segundo turno quando nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. 

Raquel Lyra é reeleita governadora de Pernambuco.
Resultado

Raquel Lyra é reeleita para o governo de Pernambuco com mais de 53% contra 44% de João Campos (PSB)

O resultado foi confirmado durante a apuração da Justiça Eleitoral. Com 98,16% das urnas totalizadas, Raquel registrava 53,28% dos votos válidos, enquanto João Campos tinha 44,78%.

mais notícias

+

Newsletter