Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prisão de Jair Bolsonaro é mantida após audiência de custódia

Nesta segunda-feira (24), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar se mantém ou se derruba a decisão de Alexandre de Moraes.

Redação

23 de novembro de 2025 às 13:49   - Atualizado às 13:51

Jair Messias Bolsonaro.

Jair Messias Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

A audiência de custódia realizada neste domingo, 23 de novembro, em Brasília, colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro diante da Justiça para explicar a tentativa de violar sua tornozeleira eletrônica. Ele afirmou que viveu um “surto” causado por um medicamento recente e negou qualquer intenção de fuga.

A juíza auxiliar Luciana Sorrentino, responsável pelo atendimento, decidiu manter a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a ata da audiência, Bolsonaro relatou que teve uma “alucinação” de que a tornozeleira continha algum tipo de escuta. Ele afirmou que, por acreditar nisso, tentou abrir a tampa do dispositivo. A juíza registrou que o ex-presidente disse não ter histórico de episódios semelhantes e que começou a usar um novo remédio quatro dias antes da situação que levou à prisão.

Durante o procedimento, Bolsonaro também negou ter planejado qualquer forma de fuga. A audiência serviu para que o Judiciário verificasse se a Polícia Federal realizou todos os passos da prisão dentro da legalidade, como determina a legislação brasileira. O processo é obrigatório, mesmo quando há ordem direta do STF.

A sessão terminou por volta das 12h40. Advogados deixaram a Superintendência da Polícia Federal logo após o encerramento, como mostrou a TV Globo. Com a decisão da juíza, o ex-presidente segue detido e permanece sob a custódia da PF.

Veja Também

Agora, o caso passa por uma etapa decisiva. Nesta segunda-feira (24), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar se mantém ou se derruba a decisão de Alexandre de Moraes. A sessão extraordinária ocorrerá entre 8h e 20h. Votam os ministros Flávio Dino (presidente da Turma), Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Moraes não participa, porque a decisão inicial é dele.

Se o colegiado referendar a medida, a prisão preventiva continuará válida por tempo indeterminado, enquanto a Justiça considerar sua manutenção necessária. A legislação brasileira determina que esse tipo de prisão deve ser revisado a cada 90 dias. Ou seja, o caso seguirá sob constante reavaliação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:08, 15 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Fernando Rodolfo e Edinazio Silva.
Articulação

Edinazio Silva e Fernando Rodolfo comentam formação de chapa pela federação Solidariedade-PRD

Recém-empossado presidente estadual do Solidariedade, Edinazio comparou as negociações com o futebol, como a busca por "bons jogadores" (candidatos). 

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 
Legalidade

Gilmar Mendes critica CPI do Crime Organizado e chama relatório de "verdadeira cortina de fumaça"

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 

Lula e o papa Leão XIV.
Crise

Lula critica Trump e reforça apoio ao papa Leão XIV: "não precisava ficar ameaçando o mundo"

O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.

mais notícias

+

Newsletter