Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife: protesto contra redução da pena de Bolsonaro acontece neste domingo (14)

As mobilizações acontecem de forma simultânea em diferentes capitais e municípios do Brasil.

Redação

14 de dezembro de 2025 às 08:45   - Atualizado às 08:47

Protesto contra anistia a Bolsonaro.

Protesto contra anistia a Bolsonaro. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Manifestantes ocupam ruas de diversas cidades brasileiras neste domingo, 14 de dezembro, em atos organizados contra o Congresso Nacional após a aprovação do chamado Projeto de Lei da Dosimetria.

As mobilizações acontecem de forma simultânea em diferentes capitais e municípios, incluindo o Recife, onde grupos marcaram concentração no período da tarde, no centro da cidade.

Os organizadores das manifestações afirmam que os atos surgem como resposta direta ao avanço do projeto no Congresso. Segundo esses grupos, o texto aprovado altera critérios de dosimetria penal e pode reduzir penas aplicadas a condenados pelos atos ocorridos em 8 de janeiro. As entidades que convocam os protestos sustentam que a proposta representa um enfraquecimento da responsabilização penal e um risco à democracia.

Ainda de acordo com os articuladores dos atos, o projeto também pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo os movimentos, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado. Os organizadores usam essa interpretação como um dos principais argumentos para mobilizar a população e pressionar o Legislativo.

Manifestação no Recife

No Recife, a mobilização está marcada para as 14h, na Rua da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano. A escolha do local busca facilitar o acesso de manifestantes e dar visibilidade ao protesto em uma das áreas mais tradicionais da capital pernambucana. Grupos locais informam que o ato pretende reunir pessoas de diferentes segmentos sociais, com foco em pautas ligadas à defesa das instituições democráticas.

Veja Também

Além da crítica direta ao Congresso Nacional, os protestos deste domingo incorporam outras reivindicações. Entre elas, aparecem o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1, modelo adotado em diversos setores da economia, e a cobrança por políticas públicas mais efetivas no combate ao feminicídio.

Os organizadores defendem que essas pautas dialogam com a vida cotidiana da população e reforçam o caráter social das manifestações.

Em diferentes cidades, os protestos seguem uma dinâmica semelhante, com concentração em pontos centrais e divulgação prévia nas redes sociais. Os organizadores reforçam que a mobilização não se limita a uma única pauta e reflete um conjunto de insatisfações acumuladas em relação a decisões políticas recentes.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:47, 15 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Fernando Rodolfo e Edinazio Silva.
Articulação

Edinazio Silva e Fernando Rodolfo comentam formação de chapa pela federação Solidariedade-PRD

Recém-empossado presidente estadual do Solidariedade, Edinazio comparou as negociações com o futebol, como a busca por "bons jogadores" (candidatos). 

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 
Legalidade

Gilmar Mendes critica CPI do Crime Organizado e chama relatório de "verdadeira cortina de fumaça"

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 

Lula e o papa Leão XIV.
Crise

Lula critica Trump e reforça apoio ao papa Leão XIV: "não precisava ficar ameaçando o mundo"

O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.

mais notícias

+

Newsletter