Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra prestigia cerimônia de transmissão de liderança do Comando Militar do Nordeste

A governadora ressaltou a parceria com o Exército para a construção da Escola de Sargentos, que viabilizará desenvolvimento para Pernambuco.

Redação

10 de dezembro de 2025 às 12:52   - Atualizado às 12:52

Raquel Lyra prestigia troca no comando do Exército.

Raquel Lyra prestigia troca no comando do Exército. Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite de terça-feira, 9 de dezembro, a cerimônia de transmissão de cargo de liderança do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Realizado no Quartel-General do CMNE, no Recife, o ato reuniu autoridades civis e militares para marcar a posse do general Francisco Carlos Machado Silva à frente da unidade estratégica do Exército na região.

A chefe do Executivo estadual ressaltou a parceria com o Exército para a construção da Escola de Sargentos, que viabilizará desenvolvimento para Pernambuco. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente.

“O Comando Militar do Nordeste tem um papel essencial para o desenvolvimento e a proteção da nossa região. A chegada do general Machado reforça essa missão, em um momento em que Pernambuco avança em projetos estruturadores, como a implantação da nova Escola de Sargentos. Seguiremos atuando em conjunto em ações que fortalecem a infraestrutura e o bem-estar da população. Agradeço ao general Maurílio Ribeiro pelo trabalho dedicado e desejo êxito ao novo comandante nessa jornada que começa”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. Mais cedo, no Palácio do Campo das Princesas, a gestora recebeu os dois generais e dialogaram sobre as iniciativas em parceria entre o Governo e o Exército.

Presente na solenidade, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, enalteceu a chegada do novo comandante.

“General Machado cuidava de toda parte da educação e cultura do Exército brasileiro e vem para o comando em um momento importantíssimo quando nós precisamos dar o início da Escola de Sargentos.  Pernambuco e o Nordeste estão de parabéns", afirmou o ministro. 

Veja Também

Assumindo o Comando Militar do Nordeste, o general Francisco Carlos Machado Silva elencou as prioridades da gestão.

“Daremos o apoio ao desenvolvimento nacional, cuidaremos da operacionalidade da tropa, dos programas e projetos estratégicos que nós temos aqui. Nós temos um programa importante aqui, que é a nova Escola de Sargentos do Exército, que também será a nossa prioridade”, disse o novo comandante. O general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, que ocupou a função desde janeiro de 2024, agradeceu pela passagem. “Eu saio daqui muito realizado profissionalmente e levando as melhores lembranças para o prosseguimento da minha vida. Mais uma vez, agradeço ao Nordeste, agradeço a Pernambuco”, destacou. 

A Escola de Sargentos do Exército tem previsão de entrar em funcionamento em 2035 para abrigar 2.200 alunos e 1.900 profissionais permanentes. O acordo de cooperação do Estado com o Exército para a instituição prevê ampliações em abastecimento de água, saneamento, transporte público, energia elétrica, conectividade por fibra óptica e serviços de saúde e educação.

Acompanharam a cerimônia os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Alessandro Carvalho (Defesa Social); os deputados federais Iza Arruda e Eriberto Medeiros; o deputado estadual Renato Antunes; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros; o vice-prefeito do Recife, Victor Marques; assim como o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:40, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter