Raquel Lyra marca presença em carnaval de Bezerros. Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Seguindo a agenda pelos principais polos de folia do estado, a governadora Raquel Lyra acompanhou, neste domingo, 15 de fevereiro, o carnaval dos papangus, no município de Bezerros, no Agreste Central. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, da anfitriã Lucielle Laurentino, secretários estaduais, deputados e prefeitos da região, a chefe do Executivo foi recebida com alegria pelos foliões que acompanhavam o desfile de papangus, tradição que é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Acompanhando todo o trajeto do Bloco dos Papangus, a gestora percorreu as ruas da cidade até chegar ao palco, em frente à prefeitura de Bezerros. “Estamos celebrando o Carnaval de Pernambuco em cada recanto do nosso Estado. Hoje, estou muito feliz em estar aqui ao lado da prefeita Lucielle. O Governo do Estado está presente com a segurança pública, além de contratações artísticas e culturais. Essa é a nossa forma de contemplar, respeitar e perpetuar a força das nossas tradições. Hotéis e restaurantes lotados, tudo isso movimenta a nossa economia e permite que o nosso povo possa ser feliz no seu chão”, ressaltou Raquel Lyra.
Com o tema “História, Movimento e Encanto”, a edição deste ano do carnaval da cidade homenageia a professora e arte-educadora bezerrense Mileide Santos, profissional fundadora do Grupo Cultural Folcpopular. As festividades têm o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, celebrou o primeiro carnaval sem o rodízio de água no município. “Estamos muito felizes. Todo o período carnavalesco era uma angústia. Passamos mais de quatro décadas sem receber água no Carnaval, mas agora a Adutora do Agreste chegou. Podemos celebrar a folia dos papangus com água na torneira. Estamos realizados com as ações que o Governo de Pernambuco tem realizado no município”, frisou a gestora.
Tradicionalmente, o Carnaval do Papangu reúne mais de 500 atrações artísticas e culturais e mais de 50 troças e blocos carnavalescos que saem pelas ruas e avenidas da cidade. A secretaria de Cultura, Cacau de Paula, destacou a importância da folia. “É uma alegria muito grande a gente ver o carnaval tomar as ruas de Bezerros. Os papangus fazem parte da tradição pernambucana. Temos aqui a presença do palco Pernambuco Meu País, consolidando ainda mais a cultura do interior pernambucano”, afirmou a titular da pasta.
Os festejos movimentam aproximadamente R$ 20 milhões na economia local e regional e atraem, todos os anos, mais de 550 mil foliões. “A gente tem Carnaval do Litoral ao Sertão em diversos polos com identidades diferentes, que mostram toda a cultura, a diversidade cultural do nosso Estado”, comentou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
Na segurança, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, garante até a próxima quarta-feira (18), quase 2 mil homens e mulheres que atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação.
AEROPORTO DE CARUARU - Antes de chegar ao município de Bezerros, a governadora Raquel Lyra anunciou a assinatura do contrato para a reforma e ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Estão previstas diversas melhorias de infraestrutura a partir do investimento de R$ 96 milhões.
“O aeroporto de Caruaru é uma das obras que a governadora Raquel Lyra se comprometeu a tirar do papel. Um equipamento importante para o desenvolvimento de toda a região do Agreste, como o Polo de Confecções, por exemplo”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
3
4
22:27, 15 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
Os festejos continuam até terça-feira (17), a partir das 19h, com atrações para todos os públicos.
O efetivo retirou os menores da área de maior concentração de pessoas e garantiu a integridade física deles.
Raquel Lyra foi recebida por um cortejo de frevo com passistas e orquestra, e um desfile dos bonecos gigantes em homenagem aos 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime.
mais notícias
+