Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde e anuncia criação do selo "Bora Vacinar"

A medida vai reconhecer os municípios que alcançarem as melhores coberturas vacinais de crianças menores de 1 ano e da faixa etária de 9 a 14 anos.

Redação

18 de novembro de 2025 às 12:31   - Atualizado às 12:31

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde.

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde. Foto: Hesíodo Góes/Secom

Com investimento em inovação na saúde, a governadora Raquel Lyra lançou o prontuário eletrônico de saúde unificado do Estado. A chamada Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS) é um sistema que reúne os dados dos prontuários eletrônicos existentes em uma única plataforma, com todas as informações do paciente em relação aos dados hospitalares, da média complexidade e da Atenção Primária.

A gestora também assinou o termo de criação do selo Bora Vacinar, iniciativa conjunta com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para estimular a ampliação da cobertura vacinal nos municípios. Os lançamentos foram feitos durante a abertura do I Congresso Pernambucano de Inovação e Integração em Saúde (CPIIS), na segunda-feira, 17 de novembro, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no Centro de Convenções, em Olinda.

“Estamos dando um passo decisivo para fortalecer o SUS em Pernambuco, ampliando o acesso, a qualidade e a integração da nossa rede de saúde. Vamos conectar informações essenciais para garantir um cuidado mais ágil, eficiente e humano. E com o selo Bora Vacinar, em parceria com o Ministério Público, queremos mobilizar todos os municípios para proteger nossas crianças e adolescentes. Estamos construindo, junto com os profissionais de saúde e com toda a sociedade, um sistema público cada vez mais inovador e integrado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause. 

A plataforma REDS, que já está em funcionamento, tem como objetivo conectar e integrar os diferentes sistemas de informação em saúde para ter o histórico completo do paciente, como os locais de atendimento e quais exames foram feitos.

O sistema já reúne dados da Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, congregando informações nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, UPAEs e Hospitais da Rede de Atenção à Saúde em Pernambuco, além de dados dos seis grandes hospitais do Estado (Hospital da Restauração, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Getúlio Vargas e Hospital Regional do Agreste).

Veja Também

A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, destacou a importância das inovações.

“Estamos lançando a REDS, com investimento de R$ 4,5 milhões do Governo de Pernambuco para garantir um prontuário unificado. E, junto com o Ministério Público de Pernambuco, lançamos o selo Bora Vacinar, com intuito de estimular os municípios a ampliarem a cobertura vacinal, especialmente das vacinas da primeira infância”, disse a titular da pasta.

O selo Bora Vacinar, uma iniciativa do Governo do Estado e do Ministério Público de Pernambuco, vai reconhecer os municípios que alcançarem as melhores coberturas vacinais de crianças menores de 1 ano e da faixa etária de 9 a 14 anos, com a aferição sendo realizada no primeiro quadrimestre de cada ano.

A certificação será em três modalidades. Haverá o selo ouro para quem atingir cobertura vacinal igual ou superior a 90% em crianças menores de 1 ano para quatro vacinas: inativada contra poliomielite (paralisia infantil), tríplice viral, pneumocócica 10 (contra pneumonias e meningites causadas pelo Streptococcus pneumoniae), e a pentavalente; o selo prata para quem atingir essa cobertura entre 70% e 89,9%, além do selo Adolescente Protegido, destinado aos que cumprirem a meta de no mínimo 80% de cobertura na vacinação contra o HPV na faixa etária entre 9 e 14 anos.

Presente na cerimônia, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier, ressaltou a importância do lançamento do selo Bora Vacinar.

“É um estímulo à imunização da primeira infância e dos adolescentes, através da produção de selos aos municípios pernambucanos que atingirem metas específicas”, explicou. Representando o governo federal, o superintendente do Ministério da Saúde de Pernambuco, Rosano Carvalho, enalteceu o benefício do uso das tecnologias na saúde. “Que a gente possa permitir que essa integração e essa tecnologia favoreçam um atendimento digno e humano, e, acima de tudo, sem diferença de cor de pele, de gênero ou de orientação sexual na saúde. O SUS é de todos”, comentou. 

Ainda durante a cerimônia, foi anunciada oficialmente a implantação de uma Inteligência Artificial no Hospital da Restauração que atua diretamente com as informações registradas nos prontuários eletrônicos da unidade. A tecnologia auxilia na prevenção de possíveis erros durante a prescrição médica, verificando interações medicamentosas e identificando contraindicações específicas de cada paciente.

Congresso

O Congresso, que segue até a quarta-feira (19), reúne gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, instituições parceiras e representantes das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), sendo um dos maiores espaços de construção coletiva para o fortalecimento do SUS em Pernambuco.

A realização do CPIIS é fruto de uma articulação intersetorial que reúne diversas pastas do Governo do Estado, além de parceiros nacionais e internacionais, como Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), universidades e secretarias estaduais de outros entes federativos. 

Acompanharam o evento os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social), Ana Maraíza (Administração), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Juliana Gouveia (Mulher), Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Renato Cirne (Controladoria-Geral do Estado); além de Zelma Pessoa, vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco; Mãe Fátima, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde; e o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:17, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter