Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Líder do PT pede que o presidente da Câmara acabe com o mandato de Zambelli após fuga

Segundo Lindberg Farias, ao condenar a deputada, o STF já havia determinado a perda do mandato da parlamentar - o que cabe à Casa Legislativa.

Jameson Ramos

04 de junho de 2025 às 16:02   - Atualizado às 16:09

Deputado Lindberg Farias e Carla Zambelli.

Deputado Lindberg Farias e Carla Zambelli. Foto: Montagem/Divulgação/Cãmara dos Deputados

O deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara dos Deputados, pediu ao presidente da Casa legislativa, Hugo Motta (Republicanos), o fim imediato do mandato de Carla Zambelli (PL), que saiu do Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão.

Segundo o petista, ao condenar Zambelli, o STF já havia determinado a perda do mandato da parlamentar e que cabe à Câmara dos Deputados formalizar esta medida. 

Lindbergh reforça que o fato de Carla Zambelli ter deixado o Brasil após a condenação e indicado que pretende ficar fora do país, torna mais evidente a impossibilidade da liberal manter o seu mandato.

Prisão e Interpol

Na manhã desta quarta (4), o ministro Moraes decretou a prisão preventiva da deputada. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Veja Também

Em sua decisão, Moraes afirma que a deputada tentou "se furtar da aplicação da lei penal". O ministro também mandou bloquear os passaportes de Zambelli e incluir o nome dela na lista de difusão vermelha da Interpol.

A deputada havia anunciado na terça-feira, 3 de maio, que está fora do Brasil e que pretende pedir licença do mandato para viver na Europa e denunciar o STF junto a lideranças da direita internacional. Não há registros da saída dela do País.

Carla Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do Supremo a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado, e à perda do mandato pela invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pena só não começou a ser cumprida porque há recursos pendentes.

A deputada também responde a um processo criminal no STF por perseguir um homem com uma pistola na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

Zambelli chegou a afirmar que é "intocável" na Itália. 

"Eles vão tentar me prender na Itália, mas eu não temo, porque sou cidadã italiana e lá eu sou intocável, a não ser que a justiça italiana me prenda", disse, em entrevista à CNN Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter