Deputado Lindberg Farias e Carla Zambelli. Foto: Montagem/Divulgação/Cãmara dos Deputados
O deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara dos Deputados, pediu ao presidente da Casa legislativa, Hugo Motta (Republicanos), o fim imediato do mandato de Carla Zambelli (PL), que saiu do Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão.
Segundo o petista, ao condenar Zambelli, o STF já havia determinado a perda do mandato da parlamentar e que cabe à Câmara dos Deputados formalizar esta medida.
Lindbergh reforça que o fato de Carla Zambelli ter deixado o Brasil após a condenação e indicado que pretende ficar fora do país, torna mais evidente a impossibilidade da liberal manter o seu mandato.
Prisão e Interpol
Na manhã desta quarta (4), o ministro Moraes decretou a prisão preventiva da deputada. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em sua decisão, Moraes afirma que a deputada tentou "se furtar da aplicação da lei penal". O ministro também mandou bloquear os passaportes de Zambelli e incluir o nome dela na lista de difusão vermelha da Interpol.
A deputada havia anunciado na terça-feira, 3 de maio, que está fora do Brasil e que pretende pedir licença do mandato para viver na Europa e denunciar o STF junto a lideranças da direita internacional. Não há registros da saída dela do País.
Carla Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do Supremo a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado, e à perda do mandato pela invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pena só não começou a ser cumprida porque há recursos pendentes.
A deputada também responde a um processo criminal no STF por perseguir um homem com uma pistola na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
Zambelli chegou a afirmar que é "intocável" na Itália.
"Eles vão tentar me prender na Itália, mas eu não temo, porque sou cidadã italiana e lá eu sou intocável, a não ser que a justiça italiana me prenda", disse, em entrevista à CNN Brasil.
2
21:32, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+