Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PT comemora recuo do relator Guilherme Derrite em projeto Antifacção

Parlamentares da comissão e da bancada reforçaram que a Polícia Federal continua tendo papel central no combate às organizações criminosas.

Fernanda Diniz

12 de novembro de 2025 às 18:56   - Atualizado às 18:57

PT comemora recuo do relator Guilherme Derrite em projeto Antifacção.

PT comemora recuo do relator Guilherme Derrite em projeto Antifacção. Foto: Ricardo Stuckert

A bancada do PT na Câmara dos Deputados comemorou o recuo do relator do projeto Antifacção (PL 5582/2025), deputado Guilherme Derrite (PL-SP), em pontos considerados estratégicos para o enfrentamento ao crime organizado. O novo relatório poderá ser votado nesta quarta-feira, 12 de novembro.

O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), destacou que o relator retirou a equiparação de facções criminosas a organizações terroristas e manteve as competências da Polícia Federal, considerando o movimento uma vitória da sociedade e da mobilização popular nas redes sociais.

“É uma conquista democrática do debate público, da mobilização social e da firme defesa das instituições republicanas”, afirmou.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE), também ressaltou a preservação do conteúdo central do projeto e reafirmou o compromisso com a segurança pública.

O deputado Carlos Zarattini (SP) destacou a importância do apoio popular para o resultado alcançado, lembrando que a classificação de facções como terroristas foi retirada do texto.

Veja Também

Parlamentares da comissão e da bancada reforçaram que a Polícia Federal continua tendo papel central no combate às organizações criminosas.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Reimont (RJ), afirmou que é necessário manter a "pressão para garantir autonomia e fortalecimento do órgão".

Outros deputados e deputadas do Partido dos Trabalhadores, como Lenir de Assis (PR), Rubens Pereira Jr (MA), Luiz Couto (PB), Jilmar Tatto (SP), Rogério Correia (MG), Reginaldo Lopes (MG) e Maria do Rosário (RS), destacaram o recuo do relator e a preservação de pontos considerados essenciais para a atuação da Polícia Federal e para a eficácia do projeto no enfrentamento ao crime organizado.

O projeto, enviado pelo governo federal, segue focado na ocupação e permanência em territórios, na descapitalização das facções com perdimento de bens e na integração das polícias federal, estaduais e municipais, segundo os parlamentares.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:10, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter