Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto de lei prevê punição a quem deixar crianças sozinhas em áreas comuns de condomínios

Proposta surgiu após acidentes fatais com crianças em condomínios, como o caso do menino Miguel, no Recife, em 2020, após ser deixado sozinho em um elevador.

Fernanda Diniz

27 de outubro de 2025 às 13:55   - Atualizado às 13:57

Criança apertando botão de elevador.

Criança apertando botão de elevador. Foto: Freepik

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 4309/2020, de autoria da ex-deputada Flordelis (PSD-RJ), que propõe alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). A proposta prevê punições para responsáveis que deixarem crianças menores de 10 anos desacompanhadas em elevadores, piscinas, saunas ou outros espaços de uso comum em condomínios.

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), relatora da proposta, que reuniu o projeto original de Flordelis e o Projeto de Lei nº 237/2021, em tramitação conjunta. De acordo com a parlamentar, o novo texto aprimora a redação e ajusta a proposta de forma mais adequada às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o texto, o poder público deverá criar normas gerais de prevenção a acidentes domésticos e em condomínios, voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

O projeto também impõe obrigações aos síndicos e administradores de prédios, que deverão afixar, em locais visíveis, informações sobre as regras de uso dos equipamentos e áreas comuns, de acordo com cada faixa etária.

O descumprimento dessas determinações pode gerar multas que variam de três a dez salários de referência para os síndicos, e de cinco a vinte salários de referência para pais ou responsáveis que deixarem crianças menores de 10 anos sem supervisão em áreas comuns.

Veja Também

A proposta foi motivada por casos de acidentes fatais envolvendo crianças em condomínios, como o do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que morreu ao cair do 9º andar de um prédio no Recife em 2020, após ser deixado sozinho em um elevador.

Segundo dados do Ministério da Saúde (Datasus) citados na justificativa do projeto, os acidentes são a principal causa de morte entre crianças no Brasil, com cerca de 3,6 mil óbitos e mais de 111 mil hospitalizações anuais por motivos acidentais. Quase metade dessas mortes ocorre em ambientes domésticos.

A proposta ainda destaca dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que apontam as piscinas como responsáveis por 53% das mortes por afogamento de crianças entre 1 e 9 anos.

O projeto justifica que a medida busca “aperfeiçoar o Estatuto da Criança e do Adolescente para prever medidas de proteção e prevenção contra acidentes infantis”, reforçando a necessidade de responsabilizar o poder público, os síndicos e os pais.

O projeto segue em tramitação na Câmara dos Deputados e ainda precisa ser analisado pelas comissões temáticas antes de ir ao plenário.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:31, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter