Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Procon de São Paulo multa Enel em R$ 10,2 milhões por problemas em contas de luz

Órgão recebeu mais de 21 mil queixas em pouco mais de um mês.

10 de julho de 2020 às 17:34

O Procon de São Paulo multou em R$ 10,2 milhões a concessionária de energia Enel. O órgão de defesa do consumidor recebeu de 1 de junho a 7 de julho mais de 21 mil queixas sobre os valores elevados das contas de luz. De março a maio a distribuidora deixou de fazer a leitura de consumo de forma presencial, devido a situação de calamidade pública, e fez as cobranças a partir da média dos meses anteriores. Esse método, segundo o Procon “gerou faturamentos incorretos e transtornos aos consumidores”. Além disso, o órgão destaca que para conseguir o parcelamento das contas sob questionamento e evitar a suspensão dos serviços, os solicitantes precisaram fazer uma “confissão de dívida”, prática considerada abusiva. Assim, levando em consideração o tamanho da empresa, a gravidade dos problemas e as vantagens que a concessionária obteve ao agir dessa maneira, o Procon aplicou a multa. A companhia pode recorrer em processo administrativo da sanção.

Leituras presenciais

A Enel, disse por nota, que vai analisar o conteúdo da penalidade e adotará “as medidas cabíveis”. A empresa disse ainda que estabeleceu uma força tarefa junto com o Procon para responder rapidamente as reclamações.

“Em todas que já foram avaliadas até o momento, não houve constatação de erro no processo de faturamento e cobrança da distribuidora”, afirma a concessionária.

A empresa informa que, em junho, retomou a leitura presencial em 80% do medidores e que em julho toda a leitura será feita de forma presencial. As diferenças entre as médias usadas para a cobrança nos últimos meses e o consumo real serão lançadas nas próximas contas de luz. “Para os imóveis que estavam fechados e clientes comerciais que consumiram menos do que o que foi cobrado pela média, todos os créditos correspondentes serão disponibilizados aos clientes”, enfatiza o comunicado.

Parcelamento

As contas podem ainda ser parceladas em 10 vezes sem juros ou em 12 vezes no cartão de crédito. Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação ou o Aplicativo. A central de atendimento pode ser contatada pelo telefone 0800 72 72 120. Da redação do Portal com informações da Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:49, 05 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Donald Trump com o Presidente Lula.
Agenda

Lula viaja aos EUA para reunião com Trump em Washington na próxima quinta (7)

A expectativa é que o encontro aborde temas econômicos, incluindo tarifas de importação e a retomada de parcerias comerciais, além de questões geopolíticas, como a Venezuela.

Raquel Lyra e João Campos lado a lado
Eleições 2026

Pernambuco terá duas novas pesquisas para Governo e Senado divulgadas nesta semana; saiba mais

Levantamentos dos institutos Veritá e DataTrends trazem dados atualizados sobre a sucessão estadual e a disputa pelas cadeiras no Senado Federal.

Jair Bolsonaro.
Boletim

Bolsonaro recebe alta após cirurgia no ombro e retorna a prisão docimiliar

Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, desde a última sexta-feira, 1º de maio. A operação ocorreu sem intercorrências e o ex-presidente apresentou boa evolução clínica. 

mais notícias

+

Newsletter