Pernambuco, 18 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidente do PT chama de 'ridícula' crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula

Desde domingo, 15, a apresentação passou a ser alvo de críticas de deputados e senadores da oposição, que acusam a escola de promover campanha antecipada.

Cami Cardoso

18 de fevereiro de 2026 às 11:58   - Atualizado às 12:16

Presidente do PT chama de 'ridícula' crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula

Presidente do PT chama de 'ridícula' crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil e Divulgação / acadêmicos de Niterói

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, reagiu às críticas ao desfile da Acadêmicos de Niterói e classificou como "ridícula" a tentativa de transformar a homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em desgaste político.

Desde domingo, 15, a apresentação passou a ser alvo de críticas de deputados e senadores da oposição, que acusam a escola de promover campanha antecipada. Nos bastidores, a avaliação é de que a associação entre o desfile e a imagem do presidente extrapolaria o caráter cultural do evento.

O enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", em homenagem ao presidente, foi apresentado na avenida na madrugada de segunda-feira, 16, no desfile grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.

"Tentar desgastar o presidente politicamente por conta das escolhas de alegorias da Acadêmicos de Niterói chega às raias do ridículo. O povo brasileiro merece um debate político mais qualificado", disse o dirigente partidário em entrevista à CNN Brasil.

O desfile em ano eleitoral é alvo de críticas há semanas. Além das acusações de campanha antecipada, partidos de oposição reprovaram uma alegoria da escola que retratava famílias conservadoras dentro de uma lata de conserva.

Edinho afirmou que Lula "sempre teve uma relação de muito respeito com a comunidade evangélica" e negou que a polêmica possa afetar esse vínculo. Segundo ele, críticas de congressistas oposicionistas não devem desgastar a relação com o segmento religioso.

"Os líderes das igrejas sempre tiveram no presidente um aliado na construção de políticas públicas para o fortalecimento das famílias brasileiras", disse.

O presidente e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, acompanharam o desfile no camarote da prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), e desceram na Sapucaí para cumprimentar integrantes das escolas.

Estadão Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:08, 18 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Paulo Bilynskyj.
Projeto

Deputado do PL quer diminuir morte de pessoas trans no Brasil liberando porte arma; entenda

Na justificativa, o parlamentar afirma que a iniciativa responde aos altos índices de violência registrados contra os travestis no Brasil.

Presidente Lula em coletiva.
Medida

Lula sanciona reajuste salarial do Poder Legislativo e veta penduricalhos que ultrapassavam o teto

Também foram vetados trechos que autorizavam pagamentos retroativos de despesas continuadas e regras que previam forma de cálculo semestral para aposentadorias.

Papa Leão e Donald Trump.
Decisão

Vaticano recusa convite de Trump e diz que não vai participar do Conselho de Paz para Faixa de Gaza

Alguns países europeus, como França, Espanha e Suécia, também decidiram não participar da iniciativa.

mais notícias

+

Newsletter