Vereadora Liana Cirne em manifestação no Recife. Foto: Divulgação
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Capital, expediu recomendação ao Comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para que adote providências voltadas a assegurar a liberdade de reunião e expressão durante as manifestações previstas para o 7 de setembro, entre elas o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas - Democracia, Justiça e Paz para o Povo Brasileiro. O Comando acatou à íntegra a recomendação.
Foi recomendado ao Comandante-Geral da PMPE, coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros, a determinar ao efetivo policial destacado que observe, de forma estrita, os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade em todas as intervenções durante os atos públicos. Além disso, o efetivo deve atuar devidamente identificado, com cadarços de identificação em local visível no uniforme e coletes balísticos.
A recomendação também reforça que o Comando da PMPE providencie ampla divulgação do conteúdo da medida por meio de boletins gerais e quadros de aviso, de modo que todas as unidades policiais tomem ciência do teor das orientações antes do dia 7 de setembro.
A recomendação do Promotor de Justiça Westei Conde foi publicada no Diário Oficial Eletrônico 03 de setembro de 2024.
O 31º Grito dos Excluídos e Excluídas ocorrerá no Parque Treze de Maio, no dia 7 de setembro, a partir das 09h, no Recife. O ato vai ser em defesa da "vida, da democracia, da soberania e da Casa Comum".
"Venha com sua bandeira, sua voz, seu movimento e sua esperança. Juntos, juntas e juntes, vamos gritar por justiça social, soberania popular e dignidade para todos e todas. Porque um filho teu não foge à luta e soberania não se negocia!", diz o convite do evento.
Neste ano, o Grito também ecoa nas urnas do Plebiscito Popular, uma ação coletiva contra a escala 6x1 e em apoio a taxação dos super-ricos.
A ala conservadora da política pernambucana se prepara para ocupar a Avenida Boa Viagem, no Recife, em um ato público marcado para o feriado da Independência, 7 de setembro, a partir das 14h. Com o slogan “Todos na Rua”, a mobilização é organizada por grupos alinhados à direita e tem como objetivo demonstrar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O ato promete reunir apoiadores, lideranças políticas e simpatizantes de diversas regiões do estado. Entre os nomes confirmados estão o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, um dos principais aliados de Bolsonaro em Pernambuco, e políticos que compõem a base conservadora local. Estarão presentes os vereadores Gilson Filho (PL), Thiago Medina (PL) e Alessandro Sarmento (PL), além dos deputados estaduais Alberto Feitosa (PL), Renato Antunes (PL), Júnior Tércio (PP) e Abimael Santos (PL). No Congresso Nacional, os deputados federais Pastor Eurico (PL), Clarissa Tércio (PP) e Coronel Meira (PL) também confirmaram participação.ro.
3
4
13:14, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+