05 de outubro de 2024 às 13:38 - Atualizado às 13:38
Cocaína apreendia pela Polícia Federal. Foto: Divulgação/PF
Agentes da Polícia Federal no Maranhão apreenderam 500 quilos de cocaína na madrugada deste sábado, 5 de outubro, a bordo de um navio graneleiro de bandeira das Ilhas Bahamas com tripulação ucraniana. A embarcação veio de Roterdã, na Holanda, para transportar um carregamento de soja até o porto de Cartagena, na Espanha.
A PF informou que o navio estava fundeado nas proximidades do Porto do Itaqui, na baía de São Marcos, aguardando píer para manobra de atracação quando os agentes abordaram os tripulantes e localizaram a droga.
Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
A suspeita é que a cocaína tenha sido embarcada em São Luís, com auxílio da tripulação.
As investigações sobre a origem e destino da droga estão sob responsabilidade da Polícia Federal. Foi aberto inquérito policial.
O navio ficará atracado no Porto do Itaqui e todos os tripulantes serão interrogados. A meia tonelada de cocaína será incinerada.
Os suspeitos poderão ser processados por tráfico e organização criminosa.
A Polícia Federal em Pernambuco, por meio de sua delegacia no município de Caruaru/PE, deflagrou, na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, a denominada Operação ENLACE, com a finalidade de apurar a atuação de organização criminosa especializada na prática de crimes que visavam a regularização migratória de estrangeiros no país.
As práticas ilícitas consistiam na identificação e aliciamento de mulheres brasileiras dispostas a se casarem simuladamente com estrangeiros (de origem chinesa), mediante pagamento, com o propósito de tornar legítima a permanência delas no país.
Os mandados de prisão foram cumpridos em São Paulo (2), Recife (4), Paulista (1) e em Caruaru (3).
As investigações tiveram início em 2021, a partir de denúncia sobre fraude em pedidos de residência de estrangeiros no Brasil, fundamentados em casamento com nativas.
Ao todo estão sendo empregados na operação cerca de 60 (sessenta) Policiais Federais, que cumprem 10 (dez) mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Paulo, Recife e Caruaru, todos expedidos pelo Juízo da 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco – Subseção Judiciária de Caruaru.
Os crimes investigados são de formação de organização criminosa (art. 2º, caput, da Lei 12.850/2013), falsidade ideológica (art.299 do Código Penal) e uso de documento falso (art. 304 do Código Penal), cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar 19 anos de reclusão.
O nome da Operação é uma alusão à relação matrimonial supostamente simulada pelos investigados.
Com informações da PF e Estadão Conteúdo
3
11:15, 07 Dez
29
°c
Fonte: OpenWeather
Em depoimento à PF, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, revelou que a quantia foi repassada em embalagens de vinho e seria destinado a cobrir custos logísticos da operação.
Os detidos, de 21 e 18 anos, já possuem antecedentes criminais. O mais velho, autônomo e morador do bairro Morro do Bom Jesus, já havia sido preso por desacato.
"O suspeito teve que ser colocado dentro do banheiro, para que outros passageiros não tentassem agredi-lo", acrescentou o órgão federal.
mais notícias
+