Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF combate quadrilha por falsificar documentos e fraudar benefícios da assistência social

A investigação começou após duas pessoas serem encaminhadas à PF ao tentarem regularizar o CPF com documentos falsos durante atendimento na sede da Receita.

Gabriel Alves

27 de novembro de 2025 às 09:30   - Atualizado às 09:30

Agentes da Polícia Federal durante Operação.

Agentes da Polícia Federal durante Operação. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na quarta-feira, 26 de novembro, a Operação Avohai, contra um grupo suspeito de falsificar documentos e usá-los para receber indevidamente benefícios da assistência social. O esquema, segundo a PF, tinha atuação em diferentes estados do país.

A ação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência (NUINT) do Ministério do Trabalho e Emprego e cumpriu oito mandados de busca e apreensão autorizados pela 13ª Vara Federal em Pernambuco. As ordens judiciais foram executadas simultaneamente em endereços residenciais no Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Acre e São Paulo.

A investigação começou após duas pessoas serem encaminhadas à Polícia Federal ao tentarem regularizar o CPF com documentos falsos durante atendimento na sede da Receita Federal, no Recife. A partir desse episódio, os investigadores identificaram uma estrutura com atuação interestadual voltada à obtenção de documentos oficiais em nomes fictícios. Com isso, o grupo solicitava e recebia benefícios irregulares do BPC/Loas destinado a idosos.

O nome da operação faz referência a uma expressão popular usada para indicar alguém que assume múltiplas identidades.

Da redação do Portal com informações da Polícia Federal.

Veja Também

Operação da PCPE

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) realizou, nesta quinta-feira, 27 de novembro, a segunda fase da Operação Efeito Helicóptero, a 77ª ação de repressão qualificada realizada pela corporação em 2025. A nova etapa dá continuidade a uma investigação iniciada em outubro de 2022, voltada à identificação de um grupo criminoso envolvido em tráfico de drogas, financiamento do tráfico e lavagem de dinheiro com atuação interestadual. A primeira fase foi executada em outubro de 2023.

Nesta fase, estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão e 25 ordens de busca e apreensão, além de determinações judiciais para bloqueio de contas, sequestro de bens e retenção de ativos financeiros. As medidas foram autorizadas pela 5ª Vara Criminal do Recife.

As diligências acontecem em diferentes municípios pernambucanos: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana; Tacaimbó e Itaquitinga, no Agreste e também em outras regiões do país. Os alvos estão distribuídos por Cascavel, no Paraná, Novo Mundo, Corumbá, Eldorado e Campo Grande, no Mato Grosso Sul, Uberlândia e Ituiutaba, em Minas Gerais, São Paulo e Cotia (SP) e Ji-Paraná, Roraima.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:28, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PF e Receita Federal apreendem maconha em refis de vape.
Ação

Operação da PF e Receita Federal prende mulher e apreende maconha líquida em refis de vape

Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão.

Oruam em foto na prisão.
Alerta

PF é comunicada para prender Oruam se rapper tentar sair do país, revela site

A medida foi adotada diante do risco de fuga depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus concedido ao artista.

Adriana Albuquerque em cerimônia de posse da PF em Pernambuco.
Posse

Polícia Federal: delegada assume nova superintendência de Pernambuco

Adriana Albuquerque assume a função com a missão de implementar as diretrizes estratégicas da PF no estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado.

mais notícias

+

Newsletter