Pernambuco, 18 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem Política Descricao da imagem

Polícia Federal

PF descobre dispositivos de espionagem em computadores na sede do INSS

Segundo a assessoria do órgão publico, responsável por pagar benefícios a cerca de 110 milhões de pessoas, detectou-se a irregularidade no fim de junho.

12 de julho de 2024 às 10:28   - Atualizado às 10:30

Agentes da Polícia Federal no INSS.

Agentes da Polícia Federal no INSS. Agentes da Polícia Federal no INSS.

A Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito para apurar a instalação de, pelo menos, um "dispositivo irregular" na rede de computadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A informação foi tornada pública pelo site Metrópoles e confirmada à Agência Brasil pela assessoria do instituto, órgão público vinculado ao Ministério da Previdência Social e responsável por pagar benefícios previdenciários e assistenciais a cerca de 110 milhões de pessoas.

? Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Segundo a assessoria do INSS, o "dispositivo irregular" foi detectado no fim de junho, por uma equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do próprio instituto.

Os técnicos localizaram o equipamento ao realizar uma "varredura", ou seja, uma busca minuciosa, em todos os aparelhos do edifício-sede, em Brasília, que funcionam interconectados à rede de computadores do órgão.  

Ainda de acordo com a assessoria do INSS, a instalação irregular do dispositivo causou "um comportamento estranho à rede", mas, até o momento, não foram identificados indícios de vazamento de informações ou comprometimento de senhas de servidores.

"Importante destacar que o tráfego interno na rede [do INSS] é criptografado e para acessar os sistemas é necessário ter certificado digital, estar logado na VPN [do inglês, Rede Privada Virtual], utilizar validação em dois fatores, entre outros", informou o órgão, acrescentando, em nota, que tão logo o problema foi identificado.

A PF foi acionada e senhas de segurança para acesso aos sistemas foram alteradas.

Segundo o site Metrópoles, os técnicos do INSS identificaram mais de um dispositivo irregular em máquinas de "locais de acesso restrito" do edifício-sede do instituto.

De acordo com portal de notícias, os dispositivos instalados irregularmente possibilitam "potencial acesso a todo o trânsito de informações da rede que não esteja protegido por criptografia", caso dos dados de pessoas que recém-solicitaram benefícios e cuja solicitação é acessível mediante apenas o nome de usuário e senha.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:16, 18 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

RENATO DUQUE, ex-diretor da PETROBRAS e FORAGIGO, é PRESO neste sábado (17).
Detenção

RENATO DUQUE, ex-diretor da PETROBRAS e FORAGIGO, é PRESO neste sábado (17)

O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Federal de Curitiba no dia 18 de julho, mas o engenheiro estava desaparecido desde então.

Operação da Polícia Federal apreendeu dinheiro, joias e relógios
Investigação

OPERAÇÃO DA PF mira desembargadores e JUÍZES suspeitos de VENDAS DE SENTENÇAS

As ordens foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou ainda o sequestro dos bens de investigados.

Senador Marcos do Val (Podemos-ES)
Apuração

Marcos do VAL É ALVO da operação Disque 100, acusado de CORRUPÇÃO DE MENORES

O senador teve suas redes sociais bloqueadas e bloqueio de até R$50 milhões em suas contas na mesma investigação.

mais notícias

+