Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PL e Centrão articulam mudança na ficha limpa para reabilitar Bolsonaro em 2026; diz site

Estratégia visa tornar Bolsonaro elegível em 2026, após condenações no TSE por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022

Portal de Prefeitura

01 de fevereiro de 2025 às 11:37   - Atualizado às 11:47

Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro

Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Deputados do PL, com o apoio de integrantes do Centrão, estão se mobilizando para alterar a Lei da Ficha Limpa com o objetivo de reabilitar politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e viabilizar sua candidatura nas eleições de 2026. Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade em duas ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

A proposta em análise, de autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), pretende reduzir o período de inelegibilidade de oito para apenas dois anos, quando a condenação for relacionada a crimes eleitorais, como abuso de poder. A ideia é que essa mudança favoreça Bolsonaro, cujo período de inelegibilidade, com a nova regra, se limitaria ao intervalo de outubro de 2022 a outubro de 2024. Ou seja, caso a proposta seja aprovada, ele estaria elegível para as eleições de 2026.

A proposta está sendo discutida intensamente nos bastidores, com a participação do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. No último sábado, 1º de fevereiro, Bolsonaro se encontrou com membros do PL para discutir a estratégia de apoio ao projeto, e a proposta será levada aos futuros presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), como forma de fortalecer suas candidaturas. O texto, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), já conta com o relator do PL, deputado Filipe Barros (PL-PR), e deve ser defendido pela ala bolsonarista, que tenta barrar a atuação do PT na comissão.

O projeto de lei também busca flexibilizar a Lei da Ficha Limpa para outros crimes de natureza eleitoral e até para casos de improbidade administrativa, com o objetivo de beneficiar não apenas Bolsonaro, mas também outros políticos que possam enfrentar condenações semelhantes. A proposta encontra apoio no Centrão, que, até hoje, critica as restrições impostas pela lei, e que considera essa mudança como uma prioridade máxima.

A pressão para a aprovação da proposta é grande, já que ela precisa ser votada nos plenários da Câmara e do Senado até outubro de 2025 para cumprir o princípio da anterioridade eleitoral, que exige que mudanças nas regras eleitorais sejam feitas um ano antes das eleições. O projeto de Bibo Nunes é uma das principais apostas do PL para a próxima corrida eleitoral e para a reabilitação política de Bolsonaro.

Da redacao do Portal com informacoes do site O Antagonista 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:00, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alfredo Gaspar e Flávio Bolsonaro.
Situação

Vice de Flávio Bolsonaro já foi alvo de denúncia por suposto estupro de adolescente; ação foi movida por deputado do PT

Entre os documentos enviados a PF estariam capturas de tela de conversas que indicariam uma suposta tentativa de pagamento de R$ 70 mil para que a vítima permanecesse em silêncio.

Presidente Lula.
Entrevista

"O Brasil está preparado", diz Lula sobre tentativa de interferência nas eleições

Presidente criticou medidas dos Estados Unidos, defendeu o sistema eleitoral brasileiro e afirmou que o país responderá a qualquer tentativa de ingerência externa.

André Ferreira, Túlio Gadêlha, Eduardo da Fonte, Maria Arraes, Mendonça Filho e Luciano Bivar.
Eleições 2026

Sete deputados federais de Pernambuco não disputarão a reeleição em 2026; veja quais serão os próximos passos

Parlamentares vão concorrer ao Senado, à Assembleia Legislativa ou deixarão a vida política nas eleições deste ano

mais notícias

+

Newsletter