Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PGR se posiciona a favor da prisão preventiva de Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro

Réu em processo sobre os ataques do 8 de janeiro de 2023, o influenciador está na Argentina há mais de 20 dias.

Everthon Santos

02 de abril de 2025 às 07:16   - Atualizado às 07:16

Léo Índio é denunciado pela PGR.

Léo Índio é denunciado pela PGR. Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer favorável à prisão preventiva do influenciador digital Leonardo de Jesus, o Léo Índio, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Réu em processo sobre os ataques golpistas do 8 de janeiro de 2023, Léo está na Argentina há mais de 20 dias.

Para a PGR, ele "deliberadamente descumpriu medida cautelar alternativa à prisão, a evidenciar sua insuficiência, o descaso com a aplicação da lei penal e o desrespeito às decisões emanadas pelo STF". Segundo o parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão preventiva se justifica para garantir a aplicação da lei penal.

Léo Índio afirmou à Coluna do Estadão que buscou asilo político na Argentina para preservar sua integridade. De acordo com a PGR, a ida para o país "além de injustificada, é causa hábil a autorizar o estabelecimento de sua custódia preventiva"

Na última quinta-feira, 27, a Primeira Turma do STF formou maioria para negar recurso da defesa de Léo Índio e manter a decisão do colegiado que o tornou réu por participar dos atos golpistas. A denúncia da PGR aponta uma participação ativa de Léo Índio no "planejamento, incitação e execução" do 8 de Janeiro.

O influenciador negou que tenha participado de qualquer tentativa de golpe.

Veja Também

"Enquanto inocente, continuarei gozando do meu direito de ir e vir", afirmou Léo Índio.

Segundo o sobrinho de Bolsonaro, "até que seja concluído o processo que me colocou na condição refutável de réu por pura e exclusivamente perseguição política. Com intuito de preservar a minha integridade física, moral e intelectual, busquei asilo político", escreveu Léo Índio ao Estadão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:37, 25 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli.
Posição

Toffoli defende regras para impedir que propaganda eleitoral vire "arena de ofensas"

Ministro do STF e do TSE criticou ataques entre candidatos às vésperas do segundo turno e defendeu que campanhas priorizem propostas políticas.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula soma 49% no segundo turno

O instituto entrevistou presencialmente 3.702 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 24 de outubro.

Ri Happy.
Aprovado

Justiça aceita pedido da Ri Happy e autoriza recuperação extrajudicial

O grupo pretende renegociar cerca de R$ 827 milhões em dívidas.

mais notícias

+

Newsletter