Dinheiro achado em gavetas do ex-prefeito Marcel José de Carvalho. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/PF/Divulgação
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, deflagrou na sexta-feira, 27 de junho, a quarta fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Durante a ação, os agentes da PF encontraram uma grande quantia em dinheiro guardada em gavetas na casa do ex-prefeito de Paratinga, município da Bahia, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT). O valor não foi divulgado.
Diante da operação Overclean, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, determinou o afastamento de dois prefeitos da Bahia suspeitos de desviar emendas parlamentares.
Foram afastados cautelarmente de suas funções os prefeitos dos municípios baianos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, e de Boquira, Alan Machado.
O deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) é alvo de uma quebra de sigilo telefônico e buscas foram realizadas em endereços ligados a um de seus assessores, Marcelo Chaves Gomes. O ex-prefeito Marcel José também foi alvo.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos.
Segundo a PF, o “núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios”.
A quarta fase da Operação Overclean foi deflagrada no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal realizou uma audiência pública sobre a constitucionalidade de emendas impositivas ao Orçamento, aquelas de execução obrigatória pelo governo.
A audiência foi convocada pelo ministro Flávio Dino, relator de três ações que questionam as emendas impositivas. Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil), respectivamente, não compareceram ao debate, mesmo tendo sido convidados.
2
4
15:16, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+