Pernambuco, 01 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PF conclui que FILHO DE MORAES foi vítima de INJÚRIA no aeroporto de ROMA

16 de fevereiro de 2024 às 17:05

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre a suspeita de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tenha sido hostilizado por brasileiros no aeroporto de Roma. 

Ninguém foi indiciado, embora o relatório policial tenha concluído que o empresário Roberto Mantovani Filho cometeu injúria real contra Alexandre Barci, filho de Moraes.

O relatório policial foi encaminhado na semana passada ao ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo. 

O delegado responsável, Hiroshi de Araújo Sakaki, escreveu que não poderia indiciar ninguém por causa de uma instrução normativa que veda o indiciamento no caso de crimes de menor potencial ofensivo, como a injúria.

Outra justificativa foi a de que, nesse caso, a lei penal brasileira não poderia se aplicar a fatos ocorridos no exterior. 

Leia Também

O relatório destaca que as imagens do circuito de vigilância do aeroporto italiano mostram “com clareza” o momento em que Montavani Filho atinge o rosto de Barci com a mão.

O delegado da PF frisou ainda que a gravação não possui áudio, o que “compromete a plena elucidação dos fatos”, já que os depoimentos trouxeram divergência sobre o que foi dito na ocasião. 

Nesta sexta-feira (16), o Supremo começou a julgar no plenário virtual se aceita ou não um pedido da defesa do empresário e da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja retirado o sigilo do vídeo sobre o episódio. Toffoli foi o único a votar até o momento, por manter o segredo sobre a gravação. 

O caso começou a ser investigado em julho de 2023 após Moraes apresentar uma notícia-crime à PF, alegando ter sido hostilizado junto com sua família antes de embarcar para o Brasil, em Roma. 

Com o não indiciamento, o Ministério Público Federal (MPF) pode pedir o arquivamento do caso.

O advogado Ralph Tórtima, que representa Mantovani Filho, sempre negou qualquer conduta delitiva de seu cliente e alega que a investigação é abusiva, uma vez que Moraes figura no processo como “assistente de acusação”. 

Em outubro, a então procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, recorreu contra a admissão de Moraes como assistente de acusação no caso, afirmando não haver previsão legal para tanto.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:11, 01 Set

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Pesquisa para Prefeitura do Jaboatão.
Jaboatão

PESQUISA: Mano Medeiros lidera e Clarissa Tércio aparece em 2º lugar; CONFIRA NÚMEROS

O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo PE-08075/2024 e foi realizado entre os dias 26 e 27 de agosto, ouvindo 600 eleitores.

Fernando Nascimento Silva Neto
Revelação

ESTADÃO diz que Dirigente do PT opera BANCO FALSO e faz reuniões FORA DA AGENDA do governo Lula

Segundo a matéria, a operação da instituição financeira envolve a utilização de 'laranjas', apresentando um técnico de instalação de ar-condicionado como ex-proprietário.

Gilson Machado, candidato a prefeito do Recife, em sabatina
Sugestão

GILSON Machado propõe RETIRAR CANTEIROS centrais de avenidas para MELHORAR TRÂNSITO DO RECIFE

O candidato à Prefeitura pelo Partido Liberal (PL) apresentou um levantamento onde aponta que a capital pernambucana tem o trânsito mais congestionado do país.

mais notícias

+