Pernambuco, 25 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PESQUISA: mais da metade dos brasileiros são contra candidatura de Lula à reeleição

Os foram divulgados pela Quaeest nesta quinta-feira, 12 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual.

Everthon Santos

12 de dezembro de 2024 às 09:56   - Atualizado às 09:56

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Uma nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 12 de dezembro, revela que o tema da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 segue polarizando opiniões entre os eleitores brasileiros.

De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria tentar um novo mandato, enquanto 45% defendem a candidatura do petista. Outros 3% afirmaram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa Quaest ouviu 9.598 eleitores entre os dias 4 e 9 de dezembro. Com uma margem de erro de um ponto percentual e um nível de confiança de 95%.

Apesar da divisão, os dados mostram uma mudança significativa na percepção do eleitorado desde o levantamento anterior, realizado em outubro. Na pesquisa anterior, 58% se posicionaram contra a reeleição do presidente, enquanto 40% apoiavam a ideia. 

Atualmente exercendo seu terceiro mandato, Lula já enfrenta debates sobre sua possível candidatura em 2026, embora ainda restem dois anos de governo. O levantamento sugere que, embora a reeleição seja um tema controverso, há sinais de que o governo tem conseguido reconquistar parte do eleitorado, mesmo em um contexto político e econômico desafiador.

Pesquisa sobre aprovação de Lula

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada na quarta-feira, 11 de dezembro, revela que o trabalho do presidente Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, enquanto 47% expressam desaprovação. Apenas 1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro e possui margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Os números refletem uma leve oscilação em relação à pesquisa anterior, divulgada no início de outubro. Naquela ocasião, a aprovação de Lula estava em 51%, um ponto percentual abaixo do resultado atual, enquanto a reprovação era de 45%, dois pontos abaixo do registrado agora.

A região Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio ao presidente, onde 67% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula e 32% o desaprovam. No levantamento de outubro, o apoio era maior, com 69% de aprovação, enquanto a reprovação era menor, 26%.

No Sudeste, região de maior peso eleitoral, a reprovação permanece em 53%, enquanto a aprovação caiu de 45% para 44%. Já no Centro-Oeste e Norte, houve uma inversão nos índices, com a desaprovação crescendo de 46% para 50% e a aprovação caindo de 49% para 48%. No Sul, 52% reprovam Lula (em outubro era 52%). A aprovação subiu de 42% para 46%.

 

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

06:30, 25 Mar

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

12ª Marcha Nacional pela Vida, no Congresso Nacional
Vida

ABORTO NÃO: 75% das mulheres rejeitam a descriminalização no Brasil, diz pesquisa

O levantamento Mulheres em Diálogo, divulgada nesta segunda-feira (24), trouxe à tona um cenário negativo quando o assunto é a legalização do aborto.

Recife: oposição questiona saída de secretário uma semana antes do escândalo na compra de livros
Vídeo

Recife: oposição questiona saída de secretário uma semana antes do escândalo na compra de livros

Os vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Alecrim (Novo) levaram o assunto à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 24 de março.

Governadora em exercício Priscila Krause assina posse de Miguel Duque.
Evento

Governadora em exercício Priscila Krause assina posse de Miguel Duque como presidente do IPA

A solenidade ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença de secretários e políticos do Estado.

mais notícias

+

Newsletter