Pernambuco, 09 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PEC LIMITANDO decisões e pedidos de vista no STF avança em discussão

Iniciativa visa aprimorar o sistema judiciário brasileiro e evitar a morosidade no STF.

02 de novembro de 2023 às 13:48

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal , STF, e nos demais tribunais passou pela terceira sessão de discussão em Plenário nesta terça-feira (31). São necessárias cinco sessões até a votação em primeiro turno. Apresentada pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), a PEC 8/2021 veda a concessão de decisão monocrática que suspenda a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral ou que suspenda ato dos presidentes da República, do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional. Decisão monocrática é aquela proferida por apenas um magistrado — em contraposição à decisão colegiada, que é tomada por um conjunto de ministros (tribunais superiores) ou desembargadores (tribunais de segunda instância). Leia também:

SENADO avança em discussão de PEC para ‘frear’ decisões monocráticas do STF; oposição domina debate

Pedidos de vista

A proposta também estabelece prazo para os pedidos de vista, que devem ser concedidos coletivamente pelo prazo máximo de seis meses, com a possibilidade de uma única renovação, limitada a três meses. Hoje cada ministro pode pedir vista individualmente, sem prazo específico, o que possibilita sucessivos pedidos por tempo indeterminado. O presidente do Senado manifestou-se anteriormente em relação a uma suposta crise dos poderes e foi rebatido pelo Ministro do STF Gilmar Mendes:

Segundo informações do Jornal Folha de São Paulo, o presidente do Senado, Pacheco, assegurou que "não há possibilidade de permitir ao Judiciário formatar leis, pois isso é dever do Legislativo". Ele enfatizou a importância de respeitar a separação dos Poderes para evitar crises desnecessárias. Durante o 1° Fórum Internacional da Esfera Brasil, o ministro decano do STF, Gilmar Mendes, reagiu à declaração de Pacheco, afirmando que "certamente, muitos aqui defenderam concepções que, se vitoriosas, levariam à derrocada do STF". Embora tenha negado recentemente a existência de uma "crise" entre os poderes, o presidente do Senado já manifestou apoio a mudanças que imponham limites à atuação do Judiciário, como a restrição de mandatos de ministros, propostas por duas emendas à Constituição que estão em tramitação no Senado Federal.
Agência Senado

/Folha

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

06:23, 09 Out

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

William Pereira Rogatto confessou ter sido o responsável pelo rebaixamento de 42 equipes de futebol.
Confissão

CPI das MANIPULAÇÕES: Empresário diz ter REBAIXADO 42 CLUBES e lucrado R$ 300 MILHÕES

William Pereira Rogatto foi convocado pela comissão do Senado como suspeito de chefiar um esquema de apostas ilegais no Distrito Federal neste ano.

Márcio Botelho declara apoio a Vinícius Castello.
Eleições 2024

OLINDA: Márcio BOTELHO (PP) declara apoio a Vinícius CASTELLO (PT) no segundo turno

O vice-prefeito da cidade participou de evento onde se encontrou com o petista e vereadores eleitos de ambas as chapas.

Ministro Alexandre de Moraes
Afirmação

Moraes reconhece que as eleições municipais influenciaram na decisão de bloqueio do X

A plataforma havia sido suspensa em 31 de agosto, após descumprir diversas decisões judiciais, uma ação que foi confirmada por unanimidade na Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros.

mais notícias

+