Nikolas Ferreira e Janja. Fotos:Bruno Spada/Câmara dos Deputados e Claudio Kbene/PR.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou seu perfil no X, nesta sexta-feira, 3 de outubro, para criticar a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja.
Na publicação, o parlamentar comentou os números de uma pesquisa realizada pelo PoderData em setembro, que revelou que 61% das pessoas que conhecem a primeira-dama desaprovam sua atuação.
Nikolas reagiu com ironia aos dados da pesquisa e associou a desaprovação a gastos do governo com viagens e compras de luxo atribuídas à primeira-dama.
“Quem diria que gastar dinheiro público com viagens e enxovais luxuosos seria desaprovado pela maioria da população”, escreveu o deputado.
As declarações desta sexta-feira não foram as primeiras feitas por Nikolas contra Janja. Em maio deste ano, o parlamentar já havia anunciado que acionaria a Justiça após declarações da primeira-dama sobre a regulação das redes sociais. Na época, ele afirmou que Janja teria ultrapassado seus limites institucionais ao tratar do tema em encontros internacionais.
O caso envolveu uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, e integrantes do governo chinês. Durante o encontro, Janja sugeriu a necessidade de maior controle sobre os conteúdos publicados no TikTok no Brasil.
Nikolas considerou a fala uma afronta à Constituição. “Janja afrontou a Constituição, a liberdade de expressão e a soberania nacional ao pedir ao governo da China que interfira no controle de conteúdos do TikTok no Brasil”, declarou o deputado na ocasião.
A participação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, no governo federal tem enfrentado um crescimento expressivo de rejeição entre os eleitores que afirmam conhecê-la. Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) pelo instituto PoderData, o índice de desaprovação à sua atuação passou de 50% para 61% entre março e setembro de 2025, um aumento de 11 pontos percentuais.
O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro, em 178 municípios de todas as regiões do país, por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
De acordo com a pesquisa, apenas 23% dos entrevistados que dizem conhecer Janja aprovam sua atuação junto ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 16% afirmaram não saber ou preferiram não opinar.
Crescimento da visibilidade
Apesar do aumento da desaprovação, os dados também revelam que a figura da primeira-dama se tornou mais conhecida nos últimos anos. Em setembro de 2022, 63% dos eleitores diziam conhecê-la de alguma forma. Atualmente, esse número subiu para 89%: 38% afirmam conhecê-la bem, enquanto 51% dizem saber quem ela é "de ouvir falar". Apenas 11% responderam que não conhecem Janja.
A pergunta feita pelo instituto aos entrevistados que a conhecem foi: "Você aprova ou desaprova a participação da primeira-dama no governo?"
2
4
15:08, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+