Deputados Nikolas Ferreira e Erika Hilton Fotos: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito o melhor parlamentar da Câmara dos Deputados no Prêmio Congresso em Foco 2025, em cerimônia realizada na quarta-feira, 20 de agosto, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Ele superou a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), vencedora da edição anterior.
Nikolas venceu em três categorias: melhor deputado federal de Minas Gerais, primeiro lugar da Câmara pela votação popular e destaque geral da Casa pelo voto do público.
A escolha dos premiados ocorreu a partir de três critérios: votação popular pela internet, análise de jornalistas especializados em Congresso e avaliação de um júri formado por representantes da sociedade civil.
Além do mineiro, o prêmio contemplou parlamentares de todas as 27 unidades federativas e reconheceu atuações em áreas como Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Diplomacia Cidadã.
Realizado anualmente, o Prêmio Congresso em Foco busca valorizar deputados e senadores que se destacam pelo desempenho no exercício do mandato.
O deputado federal Nikolas Ferreira comentou no dia 4 de agosto, a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O parlamentar criticou a medida e comparou a situação com casos de corrupção e a condenação de Lula.
"É isso mesmo, prisão domiciliar decretada para Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes e qual foi o motivo? Foi corrupção? Não, rachadinha? Também não, Lavagem de dinheiro, corrupção passiva, como Lula foi condenado? Também não, foi porque roubou pessoas no NSS? Também não, qual foi o motivo, então, Nikolas? Porque ele teria usado redes sociais de outros para poder potencializar a manifestação do dia 3 de agosto, como se ele tivesse feito também parte dos ataques ao STF", disse Nikolas.
O deputado também contestou o motivo dado pelo magistrado, alegando que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares ao aparecer em vídeo nas redes sociais.
Nikolas destacou ainda que a medida se deu no mesmo dia em que o ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro, vazou documentos sobre as decisões de prisão para suspeitos de participarem dos atos de 8 de janeiro de 2023
1
2
3
03:46, 17 Abr
25
°c
Fonte: OpenWeather
Procurado, o parlamentar negou qualquer impedimento legal ou incompatibilidade na destinação dos recursos.
'Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho nos hospitais em todas as regiões do estado', disse o deputado estadual.
Relator Alexandre de Moraes votou a favor da categoria; decisão em repercussão geral impactará redes públicas de todo o país.
mais notícias
+