Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Musk exige que funcionários federais justifiquem seus trabalhos e promete demitir quem não cumprir

As respostas devem ser enviadas até a próxima segunda-feira, 24, às 23h59 (horário local) sem incluir "informações confidenciais, links ou anexos".

Everthon Santos

23 de fevereiro de 2025 às 10:36   - Atualizado às 10:41

Elon Musk e Donald Trump.

Elon Musk e Donald Trump. Foto: Reprodução

Funcionários federais dos Estados Unidos têm 48 horas para explicar ao governo o que realizaram na última semana, caso contrário serão demitidos. A novidade foi anunciada neste sábado, 22 de fevereiro, pelo bilionário Elon Musk, no comando do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do país. Ele afirma estar seguindo ordens diretas do presidente Donald Trump

"Todos os funcionários federais em breve receberão um e-mail para entender o que eles fizeram na semana passada", publicou Musk no X, antigo Twitter, rede social da qual é proprietário. "A falta de resposta será considerada como uma renúncia", completou.

Veja Também

Sobretudo, os funcionários federais receberam o pedido que dizia: "Por favor, responda a este e-mail com aproximadamente 5 tópicos do que você realizou na semana passada e copie seu gerente".

As respostas devem ser enviadas até a próxima segunda-feira, 24, às 23h59 (horário local) sem incluir "informações confidenciais, links ou anexos". O e-mail, no entanto, não inclui a possibilidade de desligamento do cargo como consequência de não responder à solicitação, como divulgou Musk em sua rede social.

Musk atua como o chefe de cortes de custos de Trump. A ordem gerou um novo nível de caos em várias agências já sobrecarregadas. Isso incluindo o Serviço Nacional de Meteorologia, o Departamento de Estado e o sistema judiciário federal.

Contudo, na noite do sábado, servidores trabalhavam para verificar a autenticidade da mensagem e, em alguns casos, instruíram seus funcionários a não responderem.

Milhares de trabalhadores do governo já foram forçados a deixar o serviço público federal. Sendo assim, por demissão ou por meio de incentivos para desligamento - durante o primeiro mês do governo Trump.

Por fim, os cortes incluem funcionários nos Departamentos de Assuntos de Veteranos, Defesa, Saúde e Serviços Humanos, Receita Federal e Serviço Nacional de Parques.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:45, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter