Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Elon Musk compartilha publicação sobre protestos por impeachment de Lula

O post foi feito através do X, antigo Twitter comprado pelo bilionário em 2022.

Fernanda Diniz

15 de fevereiro de 2025 às 15:21   - Atualizado às 15:51

Lula e Elon Musk.

Lula e Elon Musk. Fotos: Marcelo Camargo e Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

O bilionário Elon Musk compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) uma publicação que convoca os brasileiros a participarem de atos pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 O post original foi feito pelo empresário Mario Nawfal, crítico do governo petista e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Uma onda nacional de protestos está marcada para 16 de março, com manifestantes em 120 cidades pedindo a remoção de Lula. O movimento, que está ganhando força em todo o Brasil, sinaliza uma crescente oposição à sua administração”, escreveu Nawfal."

Ao compartilhar a publicação, Elon Musk comentou apenas “wow”, expressão que pode ser traduzida como “uau” em português. 

O post de Nawfal também menciona que acusações de corrupção e má gestão econômica estariam alimentando o descontentamento popular. 

Veja Também

“Com acusações de corrupção e má gestão econômica alimentando o descontentamento, os organizadores esperam comparecimentos massivos. Os manifestantes estão se reunindo contra o que veem como uma erosão da democracia sob a liderança de Lula. A pressão aumenta à medida que o sentimento público muda, e as ruas se tornam o campo de batalha pelo futuro político do Brasil". 

Outras declarações de Musk 

 

Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos e aliado de Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 12 de janeiro, que o “deep state” norte-americano financiou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

O termo “deep state”, sobretudo, sugere a existência de uma estrutura interna dentro do governo dos EUA que influencia decisões políticas sem controle aparente.

Sendo assim, o empresário tem adotado uma postura de cortes orçamentários e classificado órgãos governamentais como “ninho de vermes” e “organização criminosa”.

Durante as eleições de 2022, Joe Biden, do Partido Democrata, comandava o governo dos EUA antes do retorno dos republicanos ao poder.

Resposta ao apoio de Elon Musk

Em resposta, o deputado federal brasileiro, Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair Bolsonaro, afirmou nas redes sociais que parlamentares norte-americanos estão dando mais atenção ao Brasil. Contudo, o deputado revelou que congressistas aliados podem organizar uma nova comitiva para apurar supostas denúncias de censura no país.

O parlamentar brasileiro se encontrou com a congressista republicana Maria Elvira Salazar. Durante uma audiência no Congresso, a deputada exibiu uma foto do ministro Alexandre de Moraes e sugeriu que parlamentares conservadores norte-americanos estão acompanhando sua atuação.

Estados Unidos taxa o Brasil

Donald Trump assinou uma ordem executiva com a imposição de amplas tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio pelo país. Inclusive sobre os embarques desses produtos pelo Canadá e do México, que juntos respondem por cerca de 40% das importações de aço dos EUA.

"Hoje estou simplificando nossas tarifas sobre aço e alumínio", disse Trump no Salão Oval ao assinar ordens executivas. "São 25% sem exceções ou isenções", disse.

Estas tarifas seguem-se às taxas de 10% anunciadas sobre a China - que anunciou as suas próprias tarifas retaliatórias sobre alguns produtos importados dos EUA - e às taxas de 25% sobre o Canadá e o México, que foram adiadas.

Na Bolsa de Nova York, as ações das siderúrgicas americanas já reagiam, mas à expectativa de aplicação de tarifas.

Por fim, os papéis da Nucor ganharam 5,58%, os da Steel Dynamics subiram 4,86%, os da Cleveland-Cliffs saltaram 17,93% e os da Alcoa tiveram alta de 2,24%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:44, 05 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026: com 100% das seções totalizadas, Flávio tem 47,03% e Lula, 45,16%.
Resultado

Eleições 2026: com 100% das seções totalizadas, Flávio tem 47,03% e Lula, 45,16%

O senador terminou o primeiro turno com 2.224.965 votos a mais que o petista, uma diferença de 1,87 ponto percentual. Com o resultado, os dois candidatos avançam para o segundo turno.

Sede do Tribunal Superior Eleitoral
Motivo

TSE explica atraso na divulgação dos resultados do 1º turno por congestionamento de dados

Presidente do tribunal, Kassio Nunes Marques, afirmou que fluxo de dados acima do normal provocou atraso de cerca de uma hora.

Idosos exercem direito do voto.
Cidadania

Quando será o segundo turno das Eleições 2026? Veja a data da nova votação

A eleição presidencial é decidida em segundo turno quando nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. 

mais notícias

+

Newsletter