Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE abre investigação contra possível fraude em concurso público de Santa Cruz do Capibaribe

A prefeitura da cidade informou que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público sobre o caso.

Gabriel Alves

29 de março de 2025 às 11:50   - Atualizado às 12:12

MPPE: Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

MPPE: Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um inquérito para investigar possíveis fraudes em um concurso público de Santa Cruz do Capibaribe. A suspeita envolve candidatos aprovados que teriam apresentado diplomas falsos para assumir cargos de professor na rede municipal.

A denúncia partiu do Ministério Público da Paraíba e foi encaminhada para a 2ª Promotoria de Justiça Cível da cidade. A portaria de instauração do inquérito prevê a realização de diligências para apurar as irregularidades e, caso sejam confirmadas, tomar as medidas cabíveis.

Em nota, o MPPE afirmou que a investigação está em andamento e foi decretada como sigilosa.

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informou que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público sobre o caso.

O Instituto Darwin, responsável pela organização do concurso, também afirmou que não foi notificado formalmente pelo MPPE. No entanto, garantiu que iniciará uma apuração interna para esclarecer os fatos e colaborar com os órgãos de fiscalização e controle.

Veja Também

“Conforme previsto em edital, a veracidade das informações e documentos apresentados no ato da inscrição é de responsabilidade exclusiva dos candidatos, que assumem integralmente a responsabilidade civil e penal por eventuais declarações falsas”, destacou o Instituto Darwin em nota.

MPPE: neglicência pública no Recife

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) enviou uma representação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando investigação sobre a possível negligência no bairro Coqueiral, que sofre com o risco de deslizamento de barreiras. O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.

O pedido surgiu após uma visita de fiscalização realizada pela deputada em 20 de março. Acompanhada pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL), além do deputado João Paulo (PT), Dani Portela ouviu os relatos de moradores que vivem em áreas de encostas, que estão expostos a constantes riscos de deslizamento.

Após a visita, o gabinete de Dani Portela produziu um dossiê com informações detalhadas sobre a situação no Coqueiral, que foi encaminhado ao Ministério Público junto com o pedido de investigação. O dossiê inclui documentos e requerimentos feitos questionando a falta de ações concretas para resolver a crise de segurança no bairro.

Em sua fala, a deputada destacou que a situação em Coqueiral tem sido negligenciada desde 2022, quando o bairro começou a ser monitorado devido ao risco de deslizamentos.

"Vimos mais uma vez a continuidade da negligência do poder público. As casas são destruídas a cada chuva. A prefeitura do Recife e o governo precisam agir com urgência", afirmou Portela.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:44, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter