Pernambuco, 23 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PGR reforça pedido por acesso total de ministros do STF a dados do celular de Vorcaro

O presidente da Corte, Edson Fachin, já havia solicitado a disponibilização integral das mensagens do banqueiro à Alexandre de Moraes.

Ricardo Lélis

12 de setembro de 2026 às 17:47   - Atualizado às 17:47

Paulo Gonet.

Paulo Gonet. Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, reiterou neste sábado, 12 de setembro, o pedido para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça libere integralmente o acesso dos demais ministros da Corte às mensagens extraídas pela Polícia Federal (PF) do aparelho celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

"Parece-nos relevante, sobretudo e especialmente dadas as peculiaridades da causa, que todos ministros tenham conhecimento prévio da integralidade dos dados necessários para a formação de juízo sobre o tema posto em debate", afirmou Gonet.

Na tarde da sexta-feira, 11, o presidente do STF, Edson Fachin, havia solicitado a disponibilização integral das mensagens de Vorcaro.

Mendonça, no entanto, afirmou que não estava com o celular do banqueiro e que os dados extraídos do aparelho estão em um envelope lacrado em seu gabinete.

Horas depois, o ministro tornou públicas outras partes da investigação que ainda estavam sob sigilo, sem liberar o acesso às mensagens.

Veja Também

A manifestação de Gonet neste sábado ocorreu em um novo pedido de acesso ao conteúdo, feito por Gilmar Mendes. O ministro afirmou que manter as informações em segredo "não é compatível com as regras e a praxe de julgamento no âmbito desta Corte".

"Tal providência é necessária para que seja assegurado a todos os Ministros o conhecimento de todas as informações relevantes para o julgamento, já que a subsistência de acesso assimétrico ao acervo informativo compromete a paridade entre os integrantes da Corte e, em última análise, a própria colegialidade que deve presidir o julgamento", disse.

Além de Gonet e do vice-procurador-geral, Hindemburgo Chateubriand Filho, o pedido deste sábado é assinado pelos subprocuradores-gerais André Carvalho Ramos e Antônio Edílio Magalhães Teixeira. Em meio à guerra de ofícios entre os ministros do STF, o PGR concedeu à dupla atribuição para se manifestar nos processos.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:13, 23 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Soldado do Exército desaparecido no Recife
Prisão

Mulher é presa após admitir que ajudou soldado do exército a fugir de quartel no Recife

O militar desapareceu na madrugada do sábado (17), levando um fuzil e 20 munições.

Flávio e Jair Bolsonaro.
Posição

PGR se manifesta a favor de Bolsonaro receber visita de Flávio na prisão domiciliar

Paulo Gonet afirmou que não há fatos novos que indiquem descumprimento das medidas impostas ao ex-presidente.

Paulo Gonet e Alexandre de Moraes.
Solicitação

PGR pede anulação do relatório da PF que cita relação entre Moraes e Vorcaro

No entendimento de Paulo Gonet, o aprofundamento da apuração só poderia ocorrer após autorização do plenário da Corte. 

mais notícias

+

Newsletter