Em rede social, José Placídio Matias dos Santos defendeu que coronéis com comando de tropa se rebelassem e 'entrassem no jogo, desta vez do lado certo' durante a invasão às Praças dos Três Poderes.
Coronel é denunciado por incitar militares no 8/1. Montagem: Portal de Prefeitura Coronel é denunciado por incitar militares no 8/1. Montagem: Portal de Prefeitura
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o coronel do Exército José Placídio Matias dos Santos ao Supremo Tribunal Federal por incitação a golpe de Estado.
O militar exerceu função de confiança no Gabinete de Segurança de Institucional (GSI) do governo Jair Bolsonaro e fez publicações, no dia 8 de janeiro de 2023, data dos atos golpistas, defendendo que coronéis com comando de tropa se rebelassem e 'entrassem no jogo, desta vez do lado certo'.
A acusação está sob sigilo no STF e versa sobre as publicações do militar. Como mostrou o Estadão à época, José Placídio citou o então comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, para que ele se colocasse à frente de um golpe de Estado As postagens foram feitas no Twitter.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
No mesmo dia, o coronel da reserva fez outra postagem com ameaças a Flávio Dino, que acabara de assumir o Ministério da Justiça. "Sua purpurina vai acabar."
José Placídio foi alvo de investigação militar, que concluiu pela existência de autoria e materialidade do crime de 'incitar à desobediência, à indisciplina ou à prática de crime militar'.
Os autos, no entanto, foram enviados à Justiça Federal para análise de crime contra a honra de Flávio Dino.
Depois, a Justiça Militar reconheceu sua incompetência para atuar no caso e o processo foi ao STF e distribuído ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes em razão da conexão com o inquérito do 8 de janeiro.
Estadão Conteúdo
1
3
10:39, 26 Mar
27
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal de Contas investiga aquisição de motos e bicicletas elétricas pela Prefeitura do Recife, segundo informações do Blog de Manoel Medeiros.
Evangelista Lucas Teodoro afirma que grupo foi denunciado após culto com orações dentro da UFMG; caso reacende debate sobre liberdade religiosa.
Documento indica transações incompatíveis com renda declarada de Fabiano Zettel e cita possível circulação de recursos de terceiros.
mais notícias
+