Pernambuco, 16 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado após as eleições 2022

A data do julgamento ainda não foi definida, mas considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.

18 de fevereiro de 2025 às 21:22   - Atualizado às 21:22

Ex-presidente Jair Bolsonaro é denunciado pela PGR.

Ex-presidente Jair Bolsonaro é denunciado pela PGR. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

A acusação também envolve outros militares, entre eles Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

As acusações da procuradoria estão baseadas no inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou, em novembro do ano passado, o ex-presidente no âmbito do chamado inquérito do golpe, cujas investigações concluíram pela existência de uma trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do Tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.

Agência Brasil

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

12:51, 16 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Relator da anistia, Rodrigo Valadares, ao lado de Bolsonaro
8 de janeiro

Relator da Anistia na Câmara afirma que a proposta "está mais viva do que nunca"

Rodrigo Valadares discursou no ato "Anistia Já" e reafirmou compromisso com a aprovação do projeto.

Palocci e Paulo Gonet.
Posição

Lava Jato: PGR recorre de decisão do STF que anulou processos contra Palocci

No mês passado, Dias Toffoli atendeu ao pedido da defesa do ex-ministro e aplicou os precedentes da Corte que consideraram o ex-juiz Sergio Moro parcial.

Vereadora Eliza Virgínia.
Acusação

MPF denuncia vereadora por incitação ao ódio contra a comunidade LGBTQIA+

Se condenada, a parlamentar pode pegar entre 12 e 30 anos de reclusão, juntando as seis ocorrências distintas identificadas pelo órgão.

mais notícias

+

Newsletter