Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes vota para condenar deputada Carla Zambelli e hacker por invasão ao sistema do CNJ

Segundo o ministro, que é relator do processo, "a ré demonstrou pleno conhecimento da ilicitude de suas condutas, agindo de modo premeditado, organizado e consciente".

Jameson Ramos

09 de maio de 2025 às 11:38   - Atualizado às 11:38

Hacker Delgatti e Carla Zambelli.

Hacker Delgatti e Carla Zambelli. Foto: Divulgação

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL) e o hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2022 e 2023. O julgamento da Primeira Turma do STF ocorre de forma virtual.

Ambos respondem por crimes de invasão ao dispositivo eletrônico e falsidade ideológica. No período, segundo a Procuradoria-Geral da União (PGR), Walter Delgatti, por orientação de Carla Zambelli, invadiu dispositivos informáticos utilizados pelo Poder Judiciário, com o intuito de adulterar informações. A deputada também teria pedido para que o hacker produzisse um mandado de prisão falso contra Moraes.

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, que é relator do processo, “a ré demonstrou pleno conhecimento da ilicitude de suas condutas, agindo de modo premeditado, organizado e consciente, na busca de AP 2428 / DF 95 atingir instituições basilares do Estado Democrático de Direito, em especial o Poder Judiciário, representado pelo STF e pelo CNJ”.

O magistrado afirmou que, por ser deputada, Zambelli “utilizou-se de seu mandato e prerrogativas para, deliberadamente, atentar contra a credibilidade do Poder Judiciário”. 

Alexandre de Moraes disse ainda que a denúncia contra a deputada mostrou que os atos de Zambelli “demonstraram desprezo e desrespeito ao ordenamento jurídico, às instituições e, consequentemente, à Democracia”.

Veja Também

Já sobre o Hacker, o ministro destacou em seu voto que o conhecimento técnico de Delgatti “revela consciente e deliberado ataque não apenas à honra e à liberdade pessoal da autoridade visada, mas ao próprio funcionamento das instituições democráticas, evidenciando grau de culpabilidade que muito extrapola o comum aos delitos imputados”.

“As circunstâncias evidenciam, também, que os réus adotaram medidas para dificultar a descoberta dos crimes, com a utilização de intermediários para a realização de pagamentos, por meio da dissimulação de prestação de serviços lícitos”, complementa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:07, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter