Pernambuco, 14 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes repreende Aldo Rebelo, 'Se não se comportar, será preso por desacato'

Rebelo foi convocado pela defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, acusado de participação no plano golpista.

Portal de Prefeitura

23 de maio de 2025 às 17:10   - Atualizado às 17:15

Alexandre de Moraes e Aldo Rebelo

Alexandre de Moraes e Aldo Rebelo Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repreendeu nesta sexta-feira (23) o ex-ministro Aldo Rebelo durante seu depoimento como testemunha no processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado articulada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

Durante o depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes repreendeu o ex-ministro Aldo Rebelo, que atua como testemunha na ação que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado. A advertência ocorreu após Rebelo utilizar argumentos considerados evasivos para responder a questionamentos sobre o papel do almirante Almir Garnier na mobilização das tropas. Moraes deixou claro que, caso Rebelo não mantivesse o comportamento adequado no plenário, poderia ser preso por desacato, reforçando o rigor do tribunal no julgamento do caso.

Rebelo foi convocado pela defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, acusado de participação no plano golpista. Durante o depoimento, Moraes alertou Rebelo que ele poderia ser preso por desacato caso não se comportasse no plenário.

A discussão aconteceu após Rebelo usar o argumento da “força da expressão” para relativizar se Garnier teria colocado tropas à disposição de Bolsonaro, afirmando que expressões como “estou à disposição” não deveriam ser interpretadas literalmente. Moraes contestou a resposta, afirmando que Rebelo não estava presente na reunião e não teria condições de avaliar o contexto.

O ex-ministro negou a possibilidade de um comandante da Marinha mobilizar tropas por decisão unilateral, ressaltando a existência de uma cadeia de comando. Moraes destacou, entretanto, que Rebelo, apesar de ter sido ministro da Defesa, é civil e não possui conhecimento técnico para responder a questões militares específicas.

A Primeira Turma do STF iniciou nesta sexta a oitiva das testemunhas de defesa dos réus Alexandre Ramagem e Walter Braga Netto, envolvidos na mesma ação. A fase anterior ouviu testemunhas de acusação, que confirmaram a participação de Bolsonaro em um plano para permanecer no poder após as eleições de 2022.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:57, 14 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra visita obras de drenagem e moradias na Zona Norte do Recife.
Agenda

Raquel Lyra visita obras de drenagem e moradias na Zona Norte do Recife, com investimento de R$ 1,6 milhão

Segundo a governadora, as intervenções buscam evitar que a água volte a invadir as casas da comunidade durante os períodos de chuva.

Vanderlei Luxemburgo.
Vídeo

"Eu não preciso de dinheiro", diz ex-técnico da Seleção Brasileira, Vanderlei Luxemburgo sobre disputar vaga no Senado

O candidato afirmou que muitas pessoas estão "à deriva" e questionou a existência de projetos voltados para atender às necessidades da sociedade.

Ex-pastor diz que Igreja Universal faz campanha religiosa para mobilizar fiéis e eleger bispos e pastores
Acusação

Ex-pastor diz que Igreja Universal faz campanha religiosa para mobilizar fiéis e eleger bispos

Segundo o ex-líder religioso Davi Vieira, os participantes do projeto "Desafio de Neemias" passariam a receber tarefas diárias, vídeos com reflexões religiosas e conteúdos considerados de interesse político.

mais notícias

+

Newsletter